quarta-feira, 25 de novembro de 2009

AVALIAÇÃO POSITIVA

AVALIAÇÃO POSITIVA


Em mais uma "avaliação" da CNT/Sensus, a aprovação da população brasileira ao governo de sua majestade o pinóquio retirante chegou em 70% em novembro. Ué !! Caiu? Apesar da subida da popularidade de Lulla e do governo, os índices são menores do que os registrados pelo petista no início deste ano, quando o presidente bateu recordes de popularidade. Na ocasião, o índice chegou a 80%. Lá no Rio Grande do Sul ele está em primeiro lugar.


CIDADÃO CATARINENSE


Tão então! O cordão dos puxa-sacos e "bem informados" é grande. O vice do Lulla, José de Alencar é cidadão catarinense graças a Assembléia Legislativa de Santa Catarina e a Câmara de Vereadores do município de Joinville. O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre deputados estaduais, federais e senadores. O título foi aprovado pelos 40 parlamentares. Segundo eles, um exemplo de homem. Portanto, vale lembrar que esse "grande homem" é dono da Coteminas, um dos maiores grupos têxteis do País, e está sob risco de entrar para a lista negra do trabalho escravo, tanto que o Tribunal Superior do Trabalho negou o primeiro recurso da empresa para não ser incluída na lista, que será editada pelo Ministério do Trabalho no próximo mês.


TRABALHO ESCRAVO


Vale também informar a esses nossos brilhantes parlamentares que o Grupo de Fiscalização Móvel para Erradicação do Trabalho Escravo do Ministério do Trabalho retirou 26 trabalhadores rurais que prestavam serviço em uma fazenda de eucaliptos da Coteminas, no município de Gaspar (SC). Eram empregados de uma empresa fornecedora de mão de obra, a Ambitec Serviços, contratada pela Coteminas, que, segundo a fiscalização, trabalhavam em condição análoga à de escravo. Outro argumento dos fiscais é que a Coteminas não poderia ter terceirizado plantio e corte de eucalipto, porque o carvão movimenta as caldeiras da fábrica, em Blumenau, e seria uma atividade essencial no processo de fabricação.


LISTA NEGRA


Quem está na lista fica impedido de receber empréstimos públicos, além de outras retaliações. A Coteminas entrou com ação na Justiça do Trabalho, em Blumenau, pedindo a anulação das multas sofridas e para não ser incluída na lista. No dia 14 de setembro, a 2ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho deixou a empresa sob risco iminente de ir para a lista. A Coteminas entrou, então, com uma "reclamação correicional" no Tribunal Superior do Trabalho contra a decisão da 2ª Turma. O pedido foi negado pelo corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Carlos Alberto Reis de Paula. José de Alencar e nossos parlamentares são ou não são farinha do mesmo saco?

TRÂNSITO

Essa é pra você orelhudo (a) que acredita que pisar na faixa de pedestre e ir atravessando a rua lhe garante qualquer segurança e impossibilidade de ser atropelado. A primeira coisa que se deve fazer e olhar para os lados e ter a certeza que você. pode ou não atravessar a rua. Graças a tantas imbecilidades e tropelamentos, foi aprovado o projeto de Lei nº 7233/06 que torna o sinal de vida obrigatório, determinando que os cidadãos sinalizem antes de utilizar a faixa de pedestres.


ATROPELAMENTOS


Mesmo no Distrito Federal, que realizou uma grande campanha de conscientização de respeito à faixa, 48 pessoas perderam a vida enquanto utilizavam a marcação na pista, de 1997 a 2006. “Essas mortes ainda mostram as dificuldades do motorista em parar na faixa. É maravilhoso obrigar o gesto que sinaliza a travessia. mas não pode ser implantado do dia para a noite. Tem que haver uma ampla campanha de divulgação”, salienta A autora da proposta.


EXEMPLO


Depois do caso emblemático de Brasília, onde, em 1996, houve maciça campanha para educar as pessoas no trânsito, outras capitais também vêm tentando conscientizar motoristas e pedestres sobre a importância do respeito às faixas. “Florianópolis, Curitiba, Natal e Recife tentam mudar os hábitos da população, mas não é fácil. Além do governo, é preciso o engajamento de outros setores, como a imprensa”, afirma a coordenadora-geral de Educação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Juciara Rodrigues. Há 13 anos, o Correio iniciou uma ampla campanha de esclarecimento à população sobre a importância do respeito à faixa.


ALCOOL & DIREÇÃO

Assim é que deve ser sempre. A 1ª Câmara Criminal do TJ de Santa Catarina negou provimento ao recurso interposto por Nilson Santos de Souza contra sentença de pronúncia proferida na comarca de Tangará, que destinou seu julgamento para o júri popular daquela cidade. Nilson, que bebeu mais de um litro de vinho antes de dirigir seu veículo pela contra-mão, chocou-se com uma motocicleta e matou seu condutor e feriu outra pessoa, além de bater em um carro que transitava no local. Segundo o justo acórdão, "o réu procedeu com despropósito ao cogitar que, prevendo o perigo de possível acidente automobilístico e consequente lesão à vida humana, assumiu o risco de produzir resultado danoso, com morte, ocorrendo, assim, o denominado dolo eventual" .


HOMICÍDIO


O desembargador Robson Varella Júnior, relator do recurso, diz em seu voto que "somados todos esses aspectos, e existindo um mínimo de elemento a apontar que a prática de homicídio, decorrente do acidente de trânsito, possa ter decorrido de dolo eventual, é de se admitir a denúncia e pronunciar o réu e submetê-lo a julgamento perante o Tribunal Popular". A votação foi unânime. (Proc. nº 2008.040231-8 - com informações do TJ-SC). Somente desta maneira iremos conseguir tirar esses assassinos de circulação.


FOLIANÓPOLIS



O FOLIAnópolis, micareta conhecida como a "mas bonita do Brasil", bombou a Ilha da Magia, até o último domingo. O tempo maluco e a chuva no primeiro dia não tirou o brilho da festa que sacudiu a geral. Florianópolis estremeceu ao som do Chiclete com Banana, que há 16 anos não tocava na cidade. O evento foi produzido por Doreni Caramori, Pedro Freitas, Eduardo Gutierrez, Edo Krause e André Sada, sócios da Alliance Eventos.


MOSTRA FOTOGRÁFICA

Uma exposição na Galeria de Artes Pedro Paulo Vecchietti, revela momentos da vida político-administrativa de Florianópolis que poucas pessoas recordam, mas que ficaram eternizados em imagens e documentos. Vale a pena visitar e conferir as fotos que compõem a mostra “Cidade Retratada: Florianópolis dos anos 1970 a 1990”, que será aberta à visitação pública a partir desta quinta-feira das 10h às 18h. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Administração, por meio do Arquivo Histórico Professor Oswaldo Rodrigues Cabral, Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC) e Color System.



Até 18 de dezembro, o público poderá apreciar a exposição com 50 fotografias em preto e branco, selecionadas entre 1490 imagens que compõem o acervo do Arquivo Histórico. As fotos foram pesquisadas pelos graduandos de História da Udesc, Altair da Silva e Marcos Antônio de Melo, no âmbito das disciplinas Prática Curricular – Patrimônio Cultural (I e II). O material retrata diferentes momentos políticos da cidade, como reuniões de prefeitos na época do regime militar e a posse de um prefeito eleito por voto direto, em 1985, marcando a fase de transição democrática. Também revela aspectos que impulsionaram transformações no cotidiano da cidade como a construção do calçadão da Rua Felipe Schmidt. Dez fotografias em preto e branco poderão ser comparadas a registros fotográficos em cor, dos mesmos locais, feitos em outubro de 2009, permitindo ao visitante detectar mudanças ocorridas ao longo do tempo.


TOP TURISMO ADVB/SC

O Recanto das Águas Resort e Spa é uma das empresas premiadas no Top Turismo ADVB/SC 2.009. A cerimônia de premiação da Medalha João Batista Sérgio Murad (Beto Carrero) acontecerá no próximo dia 10 de dezembro, às 19h, nas dependências do parque Beto Carrero World. Contemplado pelo “case”: “Visão empreendedora e contribuição para o turismo de eventos em Balneário Camboriú”, a ADVB/SC reconheceu a importante iniciativa do empreendimento ao investir nesse mercado que está em franca expansão, agregando valores à completa estrutura de hospedagem, lazer, gastronomia e qualidade de vida existente. Com a viabilização do novo Centro de Eventos, o maior e mais moderno de Balneário Camboriú inaugurado no início de 2.009, e graças à iniciativa e ao profissionalismo de seus dirigentes e colaboradores, o Recanto das Águas vem superando as metas e expectativas.




Além disso, com uma estrutura completa para receber importantes eventos, a cidade de Balneário Camboriú passou a ganhar novas demandas turísticas. “Trata-se de um público qualificado e que contribui de forma significativa com a movimentação no comércio e nos serviços em geral, gerando mais renda e, consequentemente, mais desenvolvimento ao município”, explica a gerente geral do Resort, Ângela Maria Garcia Couto.




GRAND VOYAGER



Começou a temporada dos cruzeiros em Santa Catarina. Aportou em Itajaí o Grand Voyager com 850 passageiros. Esse foi o primeiro das 42 escalas que a cidade recebe na temporada que iniciou no último domingo e prossegue até 08 de abril. A expectativa é de que mais de 50 mil passageiros de transatlânticos passem por Itajaí nesses seis meses. A abertura da temporada também culminou com o início da utilização das obras que compreendem a primeira fase do projeto de ampliação do Píer de Passageiros, que teve sua infraestrutura ampliada em 491 metros quadrados. As obras englobaram o alargamento da plataforma de acesso [o que possibilita a entrada de caminhões para abastecimento dos navios e movimentação de bagagem por portão independente] e a criação de espaço dotado de infraestrutura de comunicação e serviços para utilização das tripulações, além da construção de sala de embarques anexa ao Píer.


INFRAESTRUTURA


O comandante do Grand Voyager, Andrea Bardi, destaca a boa infraestrutura do Píer de Passageiros de Itajaí e, principalmente, sua localização estratégica. “É muito difícil um terminal de passageiros estar inserido no centro da cidade, como ocorre em Itajaí. E isso é muito importante. Além disso, a cidade está com uma infraestrutura muito boa para receber os navios de passageiros”, afirma Bardi. André Pimentel, diz que a intenção da Autoridade Portuária é tornar Itajaí mais atrativa para esse público. “A ampliação do Píer também atende a uma necessidade de modernizar o entorno do Complexo Portuário.”

NA ILHA


Já numa certa Ilha do Sul do Brasil, se chegar algum cruzeiro, o passageiro desce na água. Se vier de avião, desembarca na pista, com chuva, vento sul ou nordestão. O que não faltam são promessas. Lembre-se disso na hora do voto. Lembre-se também do metrô de superfície.


ATRASO

Falando em aeroporto, o Tribunal Europeu determinou que as companhias aéreas, que voarem em espaço europeu, têm que compensar os passageiros caso se verifiquem atrasos superiores a três horas nos seus voos. O Tribunal de Justiça das Comunidades Européias frisa que este tipo de atrasos é o equivalente a um cancelamento pelo que o passageiro terá direito de exigir à companhia uma indenização igual à estabelecida para à não realização dos voos. Contas feitas, as indenização podem ir dos 250 aos 600 euros. Mas, caso as companhias aéreas forneçam um transporte alternativo no espaço de quatro horas estas compensações poderão ser reduzidas para metade. A decisão chega na sequência de várias reclamações de atrasos superiores a 20 horas por parte de pelo menos duas companhias.


SERRANO RESORT

O Festival do Turismo de Gramado figura ao lado dos mais importantes eventos do setor. É a feira de negócios de resultados mais efetivos para o trade brasileiro e sul-americano. Uma vitrine privilegiada para 2.600 marcas. Voltado exclusivamente a profissionais do trade turístico, recebe empresas, representações oficiais e profissionais com poder de decisão de mais de 50 países no moderno Centro de Feiras e Eventos Serra Park. Por seus corredores circularam mais de 13 mil profissionais do trade.


Justamente por isso e com a proposta de intensificar e ampliar a divulgação, fazer novos contatos e consolidar a marca, é que a GJP Hotéis & Resorts, braço hoteleiro do Grupo CVC, que conta hoje com oito hotéis, entre eles: Marupiara Hotel em Porto de Galinhas - PE, Hotel Sete Coqueiros em Maceió - AL, Yak Hotel em Natal - RN, Costa Brasilis Resort em Porto Seguro - BA, Iguassu Resort em Foz do Iguaçu - PR, Village Pratagy Resort em Maceió - AL, Hotel Alpenhaus e Serrano Resort em Gramado - RS, marcou presença no Festival do Turismo de Gramado. Para Baltazar Saldanha Presidente da GJP, "este ano está sendo um ano especial, já que a partir de dezembro a GJP Hotéis e Resorts inaugura seu novo prédio em Porto Alegre, e desencadeia uma série de novos projetos, muitas novidades em 2010 " afirma Saldanha.


NA LAGOA

Luiz Fernando Bahia e André Dahri Kohler, conhecidos empresários da noite de Floripa, estão investindo num novo conceito de balada para a Ilha. Nesta sexta-feira eles abrem na Lagoa da Conceição, uma típica casa brasileira, com muito charme e estilo. O Seu Beltrano Boteco Lounge, anexo ao Boteco da Ilha, é a novidade da dupla, que vem com a idéia de valorizar a cena musical local e nacional, apostando sempre na diversidade de ritmos brasileiros. E a festança de inauguração prometer ser fervida com o show da Banda Marcondes e a Função, que fará os convidados remexerem seus quadris, com os clássicos sons de Tim Maia e Jorge Ben Jor.
APAE - 25 ANOS

A APAE de Balneário Camboriú comemora suas bodas de Prata, ou seja 25 anos de atuação e para comemorar está promovendo um jantar na Cabana del Piá nesta sexta-feira. Cardápio completo preparado por Roncelli, a animação contará com a banda Torre de Babel. Em 25 anos de trabalho algumas pessoas foram fundamentais para que a APAE pudesse fazer seu trabalho e essas serão homenageadas. Também sorteios e muita alegria . Toda renda será destinada para a compra de um micro-ônibus que faz tanta falta para transportar os mais de 200 alunos que a entidade tem. Alguns chegam a sair por volta das 11:30 hs da manhã e só chegam na escola as 14:00 hs da tarde. Por isso essa necessidade de ampliar a frota. Ingressos na APAE (47)3367-0636.

WINDSURF 2009




Nos próximos dias 5 e 6 de dezembro, acontece em Balneário Cambóriu a 5ªEtapa do circuito Catarinense de Windsurf promovido pela Associação de Balneário Cambóriu de Windsurf e supervisionada pela Associação Catarinense de Windsurf e Federação de Vela do Estado de Santa Catarina. As regatas serão na Baia de Balneário Cambóriu nas categorias Fórmulas Windsurf, Experience e Slalom. Estão sendo esperados um total de 50 velejadores de Joinville, Florianópolis, Ibiraquera, Garopaba, e do Vale do Itajaí bem como convidados do Rio Grande do Sul e Paraná. Presença confirmada dos Campeões Mundiais 2009 Alexandre Neves e Bebeko Maia que estarão defendendo a liderança do ranking estadual nas suas categorias. A escola Cambóriu Wind, única escola de Windsurf do vale do Itajaí em parceria com a ABCWind estarão provendo este evento que chega a sua 4ª edição em Balneário, mostrando que a cidade tem ótimas condições para a prática de esportes aquáticos.


MOMENTO TEMPERADO




Neste sábado o jornalista Fernando Mansur vai apresentar em seu programa Momento Temperado gravado na Sanduicheria da Ilha, em Florianópolis, Zeca Pires, diretor de curtas metragens que revela a realidade da cena cultural em Santa Catarina. Já Jefferson Alencar, empresário que comenta a introdução de sorvetes com sabores do cerrado para este verão. Para encerrar Victorino, Battistotti e Willian, três empresários da ilha, todos chamados Marcelo, se associam para montar uma enorme choperia em Balneário Camboriú. O programa vai ao ar neste sábado às 21h30, pela TVCOM, canal 36 - NET e Viamax.


CONFERÊNCIA DAS CIDADES


A 4ª Conferência Regional das Cidades será realizada neste sábado, no auditório Galileu Galilei da Uniasselvi, com início às 8h. O tema deste ano é: "Avanços, Dificuldades e Desafios na Implementação da Política de Desenvolvimento Urbano". A organização é das Secretarias de Estado de Desenvolvimento Regional de Blumenau e de Timbó e Ammvi. As inscrições podem ser feitas antecipadamente ou no dia do evento. Informações na Gerência de Assistência Social, Trabalho e Habitação, da SDR Blumenau, com Maria Elena Pereira Gastaldi, pelo telefone (47) 3324-9041. Informações adicionais: Aline Soares, jornalista. Telefone: (47) - 3324-9038/8804-5211 - imprensa@bnu.sdr.sc.gov.br.


ILUMINAÇÃO NATALINA


A iluminação natalina aos poucos estão invadindo às ruas de Florianópolis. Mais de 350 figuras luminosas foram instaladas em postes da Ilha, proporcionando um fantástico show de luzes. A decoração contempla as principais vias de todas as regiões da cidade. Na Avenida Beira Mar Norte estrelas tridimensionais, todas em LED´S, decorarão o local. Já no Centro da cidade foram instaladas figuras que remetem ao folclore da região, idealizadas pelo arquiteto Rui Almeida. Foram decorados onze pórticos na Rua Felipe Schmidt, sete ao redor da Praça XV de Novembro e também sete na Rua Vidal Ramos. A decoração de Natal de Florianópolis também contempla uma árvore de 12 metros de altura, instalada na Praça do Laguinho, na entrada da cidade, e mais cinco árvores menores, de oito metros de altura, instaladas no Parque de Coqueiros, Lagoa da Conceição, Morro das Pedras, Ingleses e Canasvieiras.




QUEM CHEGA


Desembarca no Brasil a Codex Alimentarius é uma organização internacional que tem por objetivo "proteger" a saúde dos consumidores e assegurar a aplicação de práticas eqüitativas no comércio de alimentos. A organização foi criada em 1963 pela FAO/OMS (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação / Organização Mundial de Saúde).


FACILIDADES


Com o Codex, será facilitado ingredientes geneticamente modificados e sem rótulo, irradiação de comida, aumento de pesticidas, eliminação de produtos naturais. A organização ainda permitirá que seja adicionado aos alimentos, substâncias químicas banidas por 176 países, incluindo o Brasil, Portugal e Estados Unidos, conhecidas como Persistent Organic Pollutants. POPs também são conhecidas por causarem câncer de mama, pulmão, cérebro, doenças cardiovasculares, diabetes e outras graves doenças. Das doze substâncias proibidas e mortais, sete serão novamente permitidas pelo Codex Alimentarius e estarão presentes em grandes quantias em alimentos como ovos, legumes, carnes, cereais, leite e frutas cítricas.


GLOBAL


O Codex será implementado globalmente em 31 de dezembro de 2009 e será usado durante disputas entre países participantes da OMC (Organização Mundial do Comércio). O país que implementar o CODEX ganhará automaticamente qualquer disputa, sem levar em conta quem tem razão na disputa. Veja mais sobre a tal condex neste link: http://www.healthfreedomusa.org/?page_id=163.

HOME SPRAY



Na hora de escolher um presente de natal uma boa dica é optar por um objeto que desperte recordações e suscite sensações. Perfumes e aromas aguçam a percepção e remetem a lugares e lembraças agradáveis. A grife Le Lis Blanc saiu na frente e criou sua linha de home sprays. Depois do sucesso da fragrância alecrim, a Le Lis Blanc lança agora o aroma Âmbar. Home sprays, pot pourri, kit difusor de aromas e velas aromatizantes integram a nova linha Âmbar, um dos aromas mais antigos do mundo, com toque amadeirado e fragrância única. Os produtos da linha de Aromas Le Lis Blanc podem ser encontrados em todas as lojas da rede.


EU TAMBÉM...
"Só vou assistir o filme sobre a vida do Lula se ele morrer no final". (leitor da Folha de S.Paulo comentando a crítica do filme "Lula, Filho do Brasil")