segunda-feira, 8 de julho de 2013

IMPOSTÔMETRO

FARRA AÉREA BRASILEIRA 


A "orquestra" está se formando. A intenção não é resguardar a FAB, mas sim colocá-la como co-adjuvante dessa palhaçada toda. A Força Aérea recebe "ordens" do ministro petralha da defesa. A comandAnta das FFAA é a presidAnta. Pra ela e para a petralhada toda, a FAB só serve mesmo para isso, transporte de luxo. Não faltam verbas para a manutenção nessas aeronaves. A frota está sempre sendo renovada. A aviação "executiva" da FAB tem prioridade "UM". Quanto ao restante da Força Aérea, a situação é muito diferente. O orçamento é limitado/minguado. A disponibilidade é baixa e as aeronaves de combate de primeira linha estão obsoletas e sucateadas. As organizações militares se mantém com o "mínimo minimorum" para sua vida vegetativa, sobrevivendo de "meio-expediente". É assim que é imposta a subserviência das FFAA - reduzindo o seu orçamento até a míngua, então a "solução" é fechar Bases Aéreas e inchar a área administrativa. Vamos nos "abaixando... abaixando... e então só nos restará dizer "AMÉM"...

OBJETIVOS DA DESORDEM


Bem diz a Vânia Cintra: "Aos poucos, vamos chegando lá - aos objetivos da desordem. E assim ganhamos mais um "vamos ver se cola" de responsabilidade de anarcas absolutamente inconsequentes. Nenhuma razão e nenhum sentido lógico há em atribuir à FAB uma farra que é exclusiva de politiqueiros no poder. Os que se sintam por essa farra agredidos que peçam satisfações a Amorim, o civil que hoje é responsável por mais um na coleção inútil de Ministérios da "Defesa do Governo", que é a quem se subordina o Comando da FAB. As "autoridades” civis requisitam aviões, e a FAB obedece ao poder civil. E ninguém tente envolver, de alegre, a nossa Força Aérea ou qualquer das Armas do Estado nessa trambicada toda, tentando desmoralizá-las. Além de que o Brasil hoje tem as Forças que, aos gritos histéricos nas ruas, pediu para ter - guardadas nos quartéis. Ou é que era para ter nenhuma? Bem, disso aí só não sabe quem não quer saber... Que “pacifismo” mais safado, sô!"

IMPOSTÔMETRO


Enquanto nós mais pagamos mais eles roubam. As passeatas não podem acabar, temos que virar o jogo a nosso favor. Para você ter apenas uma pequena idéia, o Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo registrou neste último sábado  às 18h15min, a marca de R$ 800 bilhões. O valor é o montante pago pelos brasileiros desde janeiro deste ano em tributos para a União, Estados e municípios. O número foi atingido com cinco dias de antecedência em comparação com o ano passado. Para o presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Rogério Amato, mesmo com as desonerações anunciadas pelo governo, a arrecadação de tributos continua crescendo todos os meses, e pior, sendo aplicados em lugar algum.

TELEFONIA MÓVEL



Mesmo com o pior e mais caro serviço do mundo, com as bênçãos da justiça e do cabide de empregos da ANATEL, o Brasil chegou ao fim do mês de maio com 265,52 milhões de linhas de telefonia celular ativas e teledensidade de 134,24 acessos para cada grupo de 100 habitantes. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações, foram registradas mais 974,29 mil habilitações em maio, o que representa um crescimento de 0,37% na base de assinantes em relação a abril. A maioria das linhas registradas em maio (79,65%) é de pré-pagos e 20,35% são pós-pagos. A banda larga móvel totalizou 74,13 milhões de acessos, dos quais 105,25 mil são terminais 4G. Em maio, a operadora Vivo liderava o mercado, com 28,66% de participação, seguida pela TIM, com 27,12%, da Claro, com 25,05%, da Oi, com 18,74%, da CTBC, com 0,34% e da Sercomtel, com 0,03%. A Porto Seguro, que opera como autorizada da rede virtual, registrou 0,02% de participação no mercado.

PLEBISCITO ELETRÔNICO


 Sem gastar nada, meu sábio amigo Curt Nees deixa uma sugestão de plebiscito para análise dos nossos ilustres representantes no Congresso, bem como para a ex-guerrilheira. Hoje praticamente todo o cidadão brasileiro tem um aparelho de celular, tem uma conta no Facebook, tem um endereço eletrônico para envio de e-mail. O governo pode preparar um questionário sobre as sugestões para a Reforma Política, lançar uma campanha explicando cada item com as respectivas perguntas - com preferência para as respostas no molde 'Você é a favor? SIM ou NÃO? - e usar as emissoras de televisão, as rádios, os jornais, os sites/blogues... pedindo a estes veículos que façam esta divulgação como 'prestação de serviço', ou seja, sem cobrança pelo espaço cedido por cada um destes. Num programa de computador, depois de um determinado período, levanta-se o resultado, e parte-se para as ações. É preciso que os votos sejam individuais, não repetidos, e para isso talvez seja necessário que cada brasileiro identifique-se com seus dados pessoais, em especial o CPF. No meu entendimento, penso que se atingido o número de 1 milhão e 600 mil assinaturas (o que se usa, comumente, para se apresentar um projeto, uma emenda popular no Congresso!), já tenhamos um pensamento geral do povo brasileiro.  E as perguntas, em sua opinião, devem ser objetivas. Fim das coligações: SIM ou NÃO?; Fim do segundo turno: idem; Eleições gerais e a cada cinco  anos: idem; Fim do voto secreto: idem, Fim da Imunidade: idem; entre outros!  E as mais complexas, como Financiamento Público, Voto Distrital, Sistema Eleitoral - e, acredito que a hora é agora - o Pacto Federativo, estas devem ser MUITO bem detalhadas, para a total compreensão da população.


PESSOAS DESAPARECIDAS

São José vai criar um cadastro de pessoas desaparecidas, que funcionará em parceria com o programa SOS de Pessoas Desaparecidas, da Polícia Militar de SC. projeto foi aprovado aprovado pela Câmara, na sessão da última quarta-feira (3/7). De acordo com a nova lei, as salas de cinema de São José serão obrigadas a divulgar o nome e a foto de pessoas desaparecidas na tela de projeção, com tempo de 30 segundos para cada imagem. Os nomes e as fotos dessas pessoas também deverão ser divulgadas nos carnês de IPTU, nos sites da Prefeitura e da Câmara, no sistema de transporte coletivo e através de cartazes em prédios públicos. A TV Câmara de São José também terá espaço em sua programação, para familiares de pessoas desaparecidas e para o Programa SOS da Polícia Militar de SC.


Também se busca implantar uma Delegacia de Desaparecidos em São José. Um ofício assinado por todos os vereadores deve ser encaminhado ao governador Raimundo Colombo pedindo agilidade na implantação da delegacia, pois já existe um espaço à disposição e um delegado designado para coordenar os trabalhos. Wallace também apresentou proposta à Prefeitura para que, através das secretarias da Educação e do Desenvolvimento Social realizem um trabalho de prevenção, com orientação para os professores e alunos, além de apoio psicológico às famílias dos desaparecidos através do serviço de assistência social. Segundo o major Marcus Roberto Claudino, coordenador do Programa de Desaparecimentos da PMSC, no Brasil ocorre 200 mil desaparecimentos por ano, sendo 40 mil de crianças e adolescentes. Em Santa Catarina são registrados cerca de 3 mil casos de desaparecidos por ano. Em São José existem 480 casos registrados, sendo que 192 são crianças. Para auxiliar o trabalho foi criado o site: www.pm.sc.gov.br/desaparecidos, onde famílias poderão informar o desaparecimento, enviando fotos e informações que ajudem na localização, ou comunicar pelo telefone 190.


SAÚDE PÚBLICA

Clique na imagem para ampliá-la

Os moradores de Biguaçu são convidados a participar mais uma vez da campanha pela assinatura do projeto de lei de iniciativa popular, que tem como objetivo exigir que o Governo Federal  destine 10% da receita bruta à Saúde Pública. O projeto, que conta com 1,2 milhões de assinaturas, precisa chegar a 1 milhão 450 mil para ser aceito pelo Congresso Nacional. Em Biguaçu, quem lidera o movimento é a Aspac (Associação dos Amigos e Pacientes de Câncer), que tem como presidente João Vianei. A mobilização Praça Nereu Ramos, nesta quarta-feira, dia 10, das 9h às 17h. “Basta dar uma passadinha e assinar. Essa lei beneficiará a todos os estados e municípios. A saúde é prioridade e temos que fazer a nossa parte”, diz Vianei. A mobilização é encabeçada pelo Movimento Saúde + 10, CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), Associação Médica Brasileira, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), entre outras entidades. Em Biguaçu, a mobilização tem o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, Câmara Municipal de Biguaçu, Acibig e CDL.

MONTANHAS CAPIXABAS

Clique na imagem para ampliá-la

Baixas temperaturas, clima agradável e lindas paisagens. Essas são algumas das características que representam as Montanhas Capixabas e que serão divulgadas pela Secretaria de Turismo do Espírito Santo na 3ª edição do Festuris JPA, que será realizado no dias 27 e 28 de setembro no Centro de Convenções da capital paraibana. Uma equipe de técnicos da Setur estará distribuindo material institucional divulgando as belezas e atrativos turísticos. O Espírito Santo oferece vários destinos com clima de montanha, mas há outros roteiros fantásticos que podem ser curtidos pelos visitantes, como Domingos Martins, município que integra a Rota do Mar e das Montanhas e que ainda mantém fortes traços de seus antepassados que podem ser observados na culinária, na cultura, no artesanato e na arquitetura.

Clique na imagem para ampliá-la

Venda Nova do Imigrante, cidade colonizada por imigrantes italianos, possui vários roteiros de visitação, e um deles é aproveitar o inverno na cidade. Além do agroturismo, vale a pena conhecer o Morro do Filleti, com 1.100 metros de altura e que tem rampa para decolagem de asa delta e parapente, e a famosa Casa da Cultura, que possui mais de 600 peças que contam a saga da colonização italiana na cidade, iniciada em 1892. Marechal Floriano, cidade colonizada pelos alemães e italianos, guarda os vestígios de sua origem nos centros culturais da cidade, igrejas e nos monumentos históricos. Os restaurantes oferecem pratos deliciosos e diversificados, sempre aliados ao toque das comidas típicas europeias.  Festival de Turismo de João Pessoa reunirá cerca de 700 agentes de viagens e 300 dos principais fornecedores de serviços e pacotes turísticos do Brasil e do exterior. www.festivalturismojoaopessoa.com.br.



TCC DE JORNALISMO

O Festival do Turismo de Gramado serviu de inspiração para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do meu grande amigo, formando em  Jornalismo Eduardo Saueressig, que é assessor de imprensa na empresa organizadora do evento, a Marta Rossi & Silvia Zorzanello – Feiras e Empreendimentos. Com o título “Assessoria de imprensa e estratégias de relacionamento no Festival do Turismo de Gramado: um estudo de caso”, Saueressig desenvolveu o assunto em um documento de 60 páginas, que rendeu um ano de pesquisas, para apresentar monografia e banca na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo.


Utilizando o método de estudo de caso, o acadêmico – que mora em Canela e trabalha na assessoria do evento há quase dois anos – analisa os processos produtivos do Departamento de Comunicação para promover o Festuris. “Examinei toda a rotina de divulgação, taxações, suporte para os veículos de imprensa (de massa e especializados) e marketing de relacionamento, em busca de aprofundamento do tema assessoria de imprensa”, conta ele, que foi aprovado após a banca, realizada última quarta-feira. Para chegar ao estudo do evento, Saueressig fez uma complexa pesquisa sobre o início das assessorias de imprensa no mundo e no Brasil, como elas se tornaram essenciais para as empresas e a importância que têm no segmento turístico. “Por fim, o foco, que é o Festival do Turismo de Gramado, representa no trabalho os grandes eventos do Brasil e do mundo, que hoje contam com assessorias próprias, e mostra a necessidade de investir em um setor voltado para a comunicação social e organizacional”, conclui.


SAÚDE PREVENTIVA

Com a chegada do inverno, aumentam os cuidados com a saúde dos animais do Gramadozoo. Além de reforço na alimentação, a bicharada está passando por um check up anual. Todos os animais do plantel estão recebendo anti-parasitários e imunização contra diferentes tipos de doenças. Quatis tomaram a vacina anti-rábica e as araras receberam doses de vermífugo. Com puçás e luvas de raspa de couro, os veterinários irão fazer a contenção de graxains, lobos-guarás e pequenos felinos para aplicação das vacinas. Zarabatanas serão utilizadas para imunizar onças e pumas. No manejo preventivo, a equipe veterinária do parque está medicando cada um dos 943 animais do zoo. Segundo o veterinário Renan Alves Stadler, responsável técnico do Gramadozoo, o controle preventivo é importante para evitar a internação hospitalar dos animais. “Com a prevenção, evitamos o risco de doenças do plantel”, afirma.

Cliquen na imagem para ampliá-la

Além da medicação, a equipe técnica está realizando exames parasitológicos de fezes. “O objetivo é prevenir a proliferação de doenças. Em função do manejo preventivo, nosso índice de internação é zero”, afirma. Stadler explica que a imunização é necessária porque os animais vivem em cativeiro. “O bem-estar dos animais está sempre em primeiro lugar”, conclui.  Fundado em setembro de 2008, o Gramadozoo apresenta um novo conceito em zoológicos. Bem-estar animal, educação ambiental, pesquisa e reprodução de espécies em cativeiro são os pilares que norteiam as atividades do zoo. Sem grades ou jaulas, o parque inova ao abrigar animais exclusivamente da fauna brasileira, que possui a maior biodiversidade do planeta. O empreendimento fica no Km-35 da ERS-115 e funciona diariamente das 9h às 17h.


ESTILO

Clique na imagem para ampliá-la

Os relógios são os acessórios que os homens mais gostam e muitos deles não conseguem passar o dia sem olhar para a peça, pelo menos uma vez, para saber as horas. Mesmo com a chegada do celular, que acumula diversas funções além da principal delas, a ligação, o costume de ter um relógio no punho não se perdeu. E se engana quem pensa que a escolha do modelo do relógio é um ato impensado. Muitos homens têm diversos deles, um para cada ocasião e cada estilo de roupa. “É comum pensar que o mesmo relógio do trabalho pode ser usado em uma festa ou um casamento, mas cada peça tem sua particularidade e, portanto, hora para ser usada. Antes de escolher o relógio ideal, o homem deve conhecer seu estilo”, argumenta Mileni dos Santos, supervisora geral da Quevedo Joalheira e Ótica. Cada pulseira dá ao relógio um ar especial, as de couro, por exemplo, são tradicionais, as de borracha são esportivas e as de metal ou aço inox são modernas. Os mostradores podem ser analógicos ou digitais, mas quem procura um modelo menos informal, deve escolher a primeira opção. “Na hora de escolher a peça, é importante saber que o relógio também tem tamanho, portanto, um homem de feições largas teve escolher modelos grandes, ao passo que homens menores devem evitá-los”, completa Mileni. Com calma e cuidado é possível encontrar o relógio perfeito para você, aquele que combina com seu corpo e seu estilo. Não tenha pressa no momento da escolha deste produto que já ultrapassou sua principal função – mostrar as horas – e se tornou artigo de moda no guarda-roupa masculino.


FESTA DA COLÔNIA

Nesta semana a Temporada de Inverno de Canela terá dois eventos que irão movimentar a cidade e agradar a comunidade e visitantes.  A III Maratona de Monólogos, da qual irão participar 13 estudantes de teatro, iniciantes, e 17 atores amadores, que já fazem teatro a mais tempo, concorrendo nas categorias de Melhor Monólogo, Melhor Ator e Melhor Atriz e de Melhor Monólogo, este escolhido por Júri Popular. O evento, que tem coordenação da atriz, dramaturga, diretora e professora de teatro Lisiane Berti, acontece também em Gramado e irá oferecer ainda oficinas e workshops aos participantes. A Maratona irá acontecer em Canela nos dias de 10 a 12, no Teatro Casa de Pedra, com ingressos ao custo de R$ 10 antecipados e R$ 15 na hora. Mais informações na Fundação Cultural de Canela pelo fone 54.3282.4066. 




A Festa Colonial de Canela inicia na próxima sexta-feira, 12 e é um evento apreciado por todos pela sua tradição e cuidado em manter viva a cultura do colono canelense. Além da gastronomia típica, com restaurantes coordenados pelas comunidades rurais e comidinhas rápidas como o tradicional bolinho de batata, artesanato feito na zona rural, pães e cucas quentinhos saindo do forno, a Festa terá atrações culturais como grupo de dança típica alemã, tenor, shows gaúchos, apresentação de teatro e teatro de bonecos para a criançada, no palco montado exclusivamente para o evento; nos intervalos, música ambiente alemãs e italianas. A Festa Colonial tem entrada franca, e estará aberta durante a semana das 10h às 22h e nos fins de semana das 10h às 23h, no Centro de Feiras de Canela até 28 de julho.