sábado, 3 de janeiro de 2015

MILHAS AÉREAS

MILHAS AÉREAS


Finalmente a farra das milhas aéreas chegou ao fim. A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou proposta que determina prazo mínimo de dois anos para a prescrição dos pontos acumulados em programas de fidelidade mantidos por empresas de bens e serviços. No caso dos programas de companhias aéreas, o prazo de validade dos pontos resultantes de voos realizados (milhas) será de, no mínimo, três anos, contados a partir da data em que foram creditados. O texto proíbe também a exigência de saldo mínimo para transferência entre parceiros de um mesmo programa de fidelidade. 


Ainda conforme a medida, as empresas terão a obrigação de avisar ao consumidor com pelo menos 60 dias de antecedência o vencimento de seus pontos. Em todo o mundo, o tempo médio de validade dos pontos é de três anos. É o ideal para não prejudicar os consumidores. De acordo com o texto aprovado na Comissão de Defesa do Consumidor, a corporação que infringir a futura lei deverá ressarcir a conta do cliente e creditar os pontos prescritos ou expirados, acrescidos de multa de 20% (em pontos).


RÉVEILLON EM SC

Clique na imagem para ampliá-la

O Brasil, aliás, o mundo resolveu se mudar para nossa Santa e Bela Catarina para as festas de final de ano e, ao que tudo indica irão ficar, irão retornar e outros mais virão. Artistas, celebridades, jogadores de futebol..., enfim, pessoas comuns, Graças a Deus, tipo eu e você, desfilam em todos os rincões no nosso Estado. A mídia nacional tem dado destaque a isso e a nossa Floripa continua sendo a Capital das festas e de gente muito bonita. Eu, para não atrapalhar, me junto as centenas que fogem da muvuca para curtir o melhor réveillon em família no melhor Resort, o Infinity Blue Resort & Spa, no balneário mais badalado do Sul do Brasil, Balneário Camboriú. Para ver todas as fotos/detalhes CLIQUE AQUI.  


GREEN VALEY


Agora onde realmente tudo acontece, onde rolam as principais baladas e de altíssima qualidade é sem dúvidas na Green Valey. A Kalyta é fera em reunir essa galera. Alto astral, celebridades ou não, todos juntos com o mesmo ideal: Apenas celebrar a vida. Por lá o cantor Lucas Lucco; o ator global da Malhação, Diego Amaral; ator da novela Vitória, da Record, Henrique Ramiro; modelo internacional, Saimon Rodrigues; campeão brasileiro de jet sky, Alessander Lenzi; e a miss Santa Catarina 2014, Laura Lopes e outros que não tenho a menor ideia de quem são. Nem esses eu tinha, pois pra mim são todos humanos, pelo menos eu acredito que sejam. Mas o importante é registrar a capacidade da Green em agregar tanta gente alto astral. Vale informar que até o Leonardo di Cáprio está chegando a Ilha da Magia. Não me perguntem onde porque não conto. As fotos são do amigo Adriel Douglas.  

MAJESTOSO RENAR


E às festas em Santa Catarina não se limitaram ao nosso litoral, mas em todas as regiões. Os hotéis fazendas estavam lotados para quem queria paz, sossego, sombra e água fresca, bem longe das grandes badalações. Grande exemplo disso foi o carro chefe da Rota da amizade, o majestoso Hotel Renar, reuniu seus hóspedes em torno da "Festa do Oscar". Foi uma super festa, com direito até a presença de grandes astros de Hollywood!


KERB 2015


Depois do Réveillon a cidade de Piratuba, em nossa Rota da Amizade, entra no clima da festa típica alemã. O Kerb inicia na próxima sexta-feira, dia 09, com a escolha das representantes da festa para 2015. Esta edição apresenta novidades na programação. O evento, que acontecia em cinco dias, agora terá 10, com atividades que seguem até o dia 18. O Kerb acontece em comemoração ao aniversário da Igreja Evangélica Luterana de Piratuba e é a festa mais tradicional do município que reúne cerca de 10 mil participantes a cada ano. Além de mobilizar seus moradores, também atrai turistas no mês de janeiro. 


A programação conta com bailes no Centro de Eventos e na rua, competições alusivas, desfiles germânicos, comida típica e chopp. Na sexta-feira, além da escolha da Rainha e Princesas, o Kerb é iniciado oficialmente, com a sangria do primeiro barril e baile. O desfile das candidatas inicia às 21h no Centro de Eventos. Lediane de Vargas é candidata da Comunidade Evangélica. Rafaela Daneleski vai representar a Associação Atlética Riopeixense. Amanda Meneghel vai disputar a coroa pela Associação de Hotéis e a candidata Tainara Gabrieli Port representa a Prefeitura.


PRAIA SEM BARREIRAS


A praia de Tamandaré, no litoral sul do Estado, é a mais nova localidade contemplada com o projeto Praia Sem Barreiras, este referente ao Programa Turismo Acessível - Pernambuco Sem Barreiras. Idealizada pela Secretaria de Turismo de Pernambuco (SETUR-PE), através da Empresa de Turismo de Pernambuco (EMPETUR), a ação, voltada para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, garantirá momentos de lazer a todos que visitam o local. Em Tamandaré, o Praia Sem Barreiras fica localizado na Avenida Beira Mar, próximo a Igreja São José. O projeto está instalado em uma área com cerca de 150m² e funciona aos sábados, domingos e feriados, sempre na maré baixa. Os visitantes podem desfrutar, gratuitamente, de uma esteira de acesso ao mar, com 45 metros de comprimento, além de duas cadeiras anfíbias, uma piscina para o lazer de crianças e o banho de mar com o auxílio de profissionais qualificados. 


Já no último sábado (27), foi a vez da praia de Pau Amarelo, no município de Paulista, receber o projeto de acessibilidade. Localizado próximo a Igreja Nossa Senhora do Ó, o Praia Sem Barreiras terá uma área com cerca de 200m² e funcionará aos sábados e domingos, sempre na maré baixa. A disposição uma esteira de acesso ao mar, com 30 metros de comprimento, além de duas cadeiras anfíbias, uma piscina para o lazer de crianças e o banho de mar com o auxílio de quatro monitores qualificados. Uma rota acessível também foi criada para facilitar o acesso dos usuários ao Praia Sem Barreiras. O caminho tem início na parada de ônibus na Avenida Cláudio Gueiros, de esquina com a Rua Togo. A Prefeitura do Paulista requalificou a calçada, que agora possui dimensões apara atender as necessidades das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, com 3,5 metros de largura e 150 metros de comprimento. 


Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisas e Preservação Ambiental Oceanário de Pernambuco identificou os locais que oferecem mais segurança durante o banho de mar na praia de Tamandaré. Variáveis como: topografia da praia submarina, correntes da deriva e retorno, ações das ondas, marés, recifes e corais, arenitos e/ou artificiais, além do risco iminente do ataque de tubarão foram analisados para a escolha do local. 


PERNAMBUCO EM AÇÃO


A Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur/PE) apresentou o balanço das ações desenvolvidas pela instituição ao longo do ano de 2014, bem como as desempenhadas pelo Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) e pela Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), órgãos ligados à Setur/PE. Como destaque deste ano, a confirmação do voo direto que ligará o Recife a Buenos Aires, a elaboração, pela primeira vez, do Plano de Marketing e a atualização do Planejamento Estratégico do Turismo de Pernambuco. Foram desenvolvidas diversas ações promocionais de captação de turistas e finalizadas obras de grande importância para o turismo local. Também neste ano, o projeto de acessibilidade Praia sem Barreiras foi ampliado e foram lançados mais três guias turísticos para segmentar a atividade do setor, além das melhorias realizadas na estrutura do Centro de Convenções de Pernambuco.


Ao longo de 2014, foram desenvolvidas 55 ações entre feiras, workshops, capacitações, promoções no mercado nacional e internacional. O destaque no âmbito nacional ficou com a participação na 42º Feira das Américas – Abav, onde foi lançada a nova campanha promocional do destino em homenagem ao escritor Ariano Suassuna e ao Movimento Armorial.


Já no mercado internacional, o Polo Costa dos Arrecifes, foi o marco de 2014. O projeto de promoção internacional contou com investimento de R$ 2 milhões do Ministério do Turismo, e percorreu 20 cidades em países de destaque na emissão de turistas para Pernambuco: Estados Unidos, Portugal, Itália, Uruguai, Argentina e Alemanha, entre os meses de setembro e novembro, e capacitou cerca de 1.300 profissionais da cadeia turística.


“Para consolidar a imagem de Pernambuco no âmbito internacional, aproveitamos a visibilidade que a Copa do Mundo trouxe para o estado e percorremos, logo após o mundial, seis países com a ação do Polo Costa dos Arrecifes”, informa o secretário de Turismo de Pernambuco, Romeu Baptista.


A realização da Copa do Mundo em Pernambuco foi amplamente positiva. E ela foi considerada um sucesso não só pelos pernambucanos e brasileiros, mas também pelos estrangeiros. Mais de 80% avaliaram o mundial positivamente.  O estado recebeu mais de 400 mil visitantes e movimentou meio bilhão de reais no mês de junho. O mundial trouxe para Pernambuco visibilidade internacional com a atração de turistas e jornalistas nacionais e estrangeiros e através da transmissão dos jogos para 211 países. Por conta da Copa, foram realizados investimentos no setor hoteleiro de Pernambuco e, até o fim de 2014, o estado irá contar com mais de 87 mil leitos, um acréscimo de cerca de 20 mil desde o anúncio da realização da Copa.  


TEATRO GUARARAPES


 O Teatro Guararapes foi reformado e com a nova configuração ele passou a oferecer o total de 2.400 lugares. O entorno do Cecon e outros ambientes internos também ganharam novos ares. Os banheiros próximos aos auditórios do Brum, Ribeira e Tabocas e o Teatro Beberibe passaram por reforma, ganhando nova estrutura, maior número de cabines e mais conforto e claridade no ambiente

PERNAMBUCO / BUENOS AIRES


Ocupando o primeiro lugar no ranking internacional entre os países que mais enviam turistas ao estado, a Argentina deverá ficar ainda mais próxima de Pernambuco em janeiro de 2015. Neste ano, a Setur/PE captou o voo direto que ligará o Recife a Buenos Aires, através da TAM Linhas Aéreas. A companhia irá oferecer, pelo menos, um voo direto semanal, além do aumento da frequência de voos saindo de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

PLANO DE MARKETING

Em 2014, em uma ação inédita no Estado, a Setur/PE lançou o Plano de Marketing Turístico para 23 municípios do Estado que integram os polos Costa dos Arrecifes, Agreste e Vale do São Francisco. A primeira etapa do Plano irá enumerar todos os equipamentos e pontos turísticos que Pernambuco possui, o que deverá ser priorizado na promoção do destino e quais lugares a divulgação deverá ser feita. Também está sendo atualizado o Plano Estratégico do Turismo do Estado, que é uma das ferramentas de gestão mais importantes para o trade turístico. O plano irá mapear todas as ações já realizadas no estado relativas ao turismo e irá definir estratégias e apresentar diretrizes e programas a serem seguidos até 2020.


A fim de oferecer aos turistas mais possibilidades de roteiros, do Litoral ao Sertão, para diferentes perfis de visitantes, foram lançados em 2014 três novos guias turísticos: Arte em Pernambuco – Caruaru e Tracunhaém, e Rota do Rio São Francisco, além da reedição dos guias Rota 232 e Pernambuco de 1 a 8 dias. Para deixar os turistas bem informados, o receptivo turístico do Estado foi reforçado com a instalação de posto de atendimento no Shopping Recife e reforma do CAT do Shopping Riomar. Também foram instalados temporariamente seis Centros de Atendimento ao Turista em pontos de grande circulação de pessoas. Na última semana foram lançados dois triciclos do turismo que irão circular nos grandes eventos.


Neste ano, através do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), foram finalizadas obras com investimento acima de R$ 60 milhões. Entre eles, a Sinalização Turística da BR 232, Parque de Gravatá, Praça Miguel Arraes de Fernando de Noronha, Obras de acesso à Serra Negra em Bezerros, a Requalificação da PE 009 em Ipojuca e a Rodovia PE 051 - que liga Porto de Galinhas a Serrambi. Estão em execução, com previsão de término nos próximos três meses, a Requalificação e a Rótula de Acesso da PE 035 em Igarassu, a Unidade de Triagem e Compostagem de Fernando de Noronha, além do teleférico de Bonito.


No quesito acessibilidade, o Praia sem Barreiras foi ampliado para Candeias, Pau Amarelo e Tamandaré. O projeto tem como objetivo disponibilizar em algumas praias, esteiras de acesso ao mar, cadeiras de rodas anfíbias e profissionais qualificados para o banho assistido. O projeto já atendeu mais de 2.500 pessoas em Fernando de Noronha, Boa Viagem, Porto de Galinhas e Olinda.

Tropical Tambau Resort - João Pessoa

ABAV 61 ANOS


Idealizadora da ABAV – Expo Internacional de Turismo, considerada a maior e a mais importante feira internacional de negócios do setor nas Américas e de todo o Hemisfério Sul, a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional) escreve sua história de sucesso há mais de seis décadas. Reconhecida como a principal entidade do turismo no Brasil, a ABAV Nacional está democraticamente organizada e legitimamente representada em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, defendendo os interesses de suas mais de 3.500 agências de viagens associadas, que juntas concentram cerca de 80% da movimentação dos negócios do setor no país, incluindo viagens nacionais e internacionais, com crescente força política.


Sob a presidência de Antonio Azevedo, que ocupa o seu segundo mandato (2014-2015), tendo sido reconduzido ao posto por aclamação, a ABAV representa a América Latina na Aliança Mundial das Associações de Agências de Viagens (WTAAA), é cofundadora do Fórum Latino-Americano de Turismo (Folatur) e mantém parceria estratégica com a ITB Berlin, a maior feira de turismo do mundo. A entidade também tem sua imagem fortalecida por meio das eficientes e eficazes iniciativas do Instituto de Capacitação e Certificação da ABAV (ICCABAV), que promove no Brasil e no exterior cursos, palestras, estudos e convênios de cooperação e contribuiu com o temário do próprio Congresso Brasileiro das Agências de Viagens, realizado durante a Exposição Internacional de Turismo, com foco na capacitação, qualificação e constante atualização profissional. 


Ou seja: incentiva o desenvolvimento de programas em agenciamento e operações turísticas, como verificado no Proagência e Benchmarking. Fonte de informação setorial, a ABAV Nacional reúne e difunde mais informações nas redes sociais, meios próprios de comunicação e em seu portal oficial www.abav.com.br), que registra mais de 2 milhões de visitantes únicos por mês.

PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU


Um milhão quinhentos e cinquenta mil seiscentos e sete pessoas visitaram o Parque Nacional do Iguaçu nos 365 dias do ano de 2014. Desse total, 904.305 visitantes do Brasil. Os estrangeiros totalizaram 646.302 turistas. Depois dos brasileiros, as nacionalidades que mais estiveram presentes na unidade de conservação, foram: argentinos, paraguaios, americanos, franceses, alemães, espanhóis, japoneses, ingleses, australianos e peruanos. O Parque Nacional do Iguaçu, com sua exuberância natural, atrai culturas e povos dos mais longínquos lugares do mundo. No ano de 2014 foram 172 países representados. Uma das curiosidades foi que os brasileiros visitaram mais o atrativo, com crescimento desse público em 22% em relação ao ano anterior. Outro destaque foram os paraguaios, que ganharam a terceira posição, historicamente ocupada pelos espanhóis. A visita de turistas do Paraguai teve um acréscimo de 3,4% com relação ao ano anterior.

BRASILEIROS EM USHUAIA


Muitos brasileiros resolveram curtir as festas de final de ano literalmente no fim do mundo e, de Ushuaia, Terra do Fogo, me mandam lindíssimas fotos de como estava fantástico o Canal de Beagle, com inúmeros navios de cruzeiros chegando e saindo, a cidade e seu novo calçadão, enfim, prometem voltar para a temporada de inverno.