sábado, 12 de dezembro de 2015

TURISMO DE BIKE

TURISMO DE BIKE


As ideias são simples, o custo é baixo e os resultados são animadores. Esta é a receita de 15 boas práticas destacadas durante o anúncio do prêmio de competitividade do turismo brasileiro, divulgada na última quarta-feira (9), em Brasília. O prêmio é uma parceria do Ministério do Turismo com o Sebrae. Os projetos foram mapeados durante a avaliação dos 65 destinos brasileiros pelos pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas. “A ideia é que sirvam de inspiração para destinos que desejam se tornar mais competitivos”, afirmou o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves. “Elas têm ajudado a trilhar um caminho promissor para o desenvolvimento do turismo”, disse. São Paulo se destacou em dois projetos, um deles é o SP de Bike, com foco na mobilidade por meio da bicicleta, exemplo que poderia e deveria ser seguido por Santa Catarina, principalmente na Grande Florianópolis. O que falta é vontade política além de prefeitos e secretários de turismo voltados para este fenomenal turismo super saudável. Gente para guiar e candidatos para participar não faltam.  


MAPA DO TURISMO


Os novos critérios para os municípios que desejam fazer parte do Mapa do Turismo Brasileiro estão descritos em portaria publicada na última quinta-feira, 10, no Diário Oficial da União. As regras foram estabelecidas em conjunto com representantes dos governos estaduais e têm por objetivo atualizar o mapa atual, instituído em 2013 e composto por 3.345 municípios e 303 regiões turísticas. A partir de agora, os estados têm até março de 2016 para indicar as cidades que farão parte do novo mapa. De acordo com o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, atualizar o mapa assegura a eficácia das políticas desenvolvidas pela pasta. “A renovação precisa ser periódica, a fim de que os dados que subsidiam as políticas para o setor sejam um retrato próximo da realidade”, disse.


BETO CARRERO


Com  mais de 1,7 milhão de seguidores, o Beto Carrero World é o lugar mais comentado do Brasil de acordo com a tradicional retrospectiva do Facebook. Em 2015, o Parque foi o preferido do público conforme conteúdo gerado pelos próprios usuários, que considera entre outras atividades na rede social, a quantidade de "check-ins" feitos no maior parque temático da América Latina. Em 2015, o Beto Carrero ultrapassou o Parque Ibirapuera (SP), que no ano passado havia conquistado o 1º lugar. Aliás, o Parque também está na frente de atrativos turísticos conhecidos mundialmente, como o Cristo Redentor e o Sambódromo da Marquês de Sapucaí (RJ). As listas de top 10 da retrospectiva do ano foram medidas pela frequência com que um tópico foi mencionado nas publicações do Facebook entre janeiro e dezembro de 2015. Para elaborar essa lista, as publicações do Facebook foram analisadas de forma agregada, anônima e depois classificadas para criar um resumo do ano no Facebook.


3º BETO CARRERO MEETING


Dando sequência à proposta de unir poder público e privado em prol de ações estratégicas para o Turismo em Santa Catarina, aconteceu na manhã desta última sexta-feira (11), a 3ª edição do Beto Carrero Meeting. Idealizado pelo Parque em 2015, o evento se consolida como importante ferramenta de integração do trade. O encontro reuniu autoridades como o presidente da Embratur Vinicius Lummertz, o superintendente da Infraero em Navegantes Edson Nogueira, o deputado estadual Leonel Pavan, o presidente do Conselho Estadual de Turismo Ricardo Stodieck, a secretária de Turismo de Florianópolis Zena Becker e o diretor presidente do Beto Carrero Rogério Siqueira e demais autoridades ligadas ao setor.


Opinião unânime entra as autoridades, foi que o Turismo em SC está ganhando cada vez mais notoriedade. Porém, os avanços necessários para o setor são inúmeros, tais como infraestrutura, profissionalismo e maior apoio do poder público. O deputado Pavan enfatizou a importância de todos os envolvidos com o setor continuarem sonhando e lutando para por em prática seus objetivos, mesmo com tantos entraves, como a morosidade dos processos no setor público. "Na China eles fizeram uma ponte em 43 horas e nós ainda não conseguimos concluir a duplicação da BR-101", comparou.
Nogueira falou sobre as questões que envolvem o Aeroporto Internacional de Navegantes. Admitiu que o espaço não está totalmente adequado à demanda que a temporada irá exigir. "Vamos conseguir atender, mas não da maneira que gostaríamos".


Na sequência, Lummertz também defendeu que o aeroporto precisa investir no serviço de carga. "Santa Catarina está passando por uma mudança na sua matriz econômica, que está em transição do setor industrial para o serviço", comentou, ao enfatizar que o Estado passará por profundas mudanças nos próximos 50 anos, cabendo às autoridades planejar o futuro ou deixar ao acaso. Zena ponderou que a própria indústria já reconheceu a importância do Turismo para fortalecer a economia. Tal percepção, inclusive, já fez Florianópolis unir-se a cidades da região e assim tornar suas demandas mais integradas.


Já Stodieck citou o destaque da 4ª temporada de Turismo, que hoje é composta pelas programações voltadas ao período entre as festas de outubro e Natal, como o evento Magia de Natal, de Blumenau.
Por fim, as autoridades elogiaram a iniciativa do Beto Carrero em promover o Meeting. O presidente Rogério encerrou o evento enaltecendo que a união do trade é quem irá fortalecer o Turismo. "O que vemos aqui hoje é um prova que SC tem o interesse em fazer as coisas certas e precisamos criar situações motivadoras. Tanto as empresas privadas, quanto o governo". 


WTM LATIN AMÉRICA



A maior indústria deste país já começa a se movimentar para o ano que vem. Trata-se da A WTM Latin America que junto do Encontro Comercial Braztoa, traz para os profissionais de turismo excelentes oportunidades de negócios e de networking com empresas do mundo inteiro, além de trocas de experiências e conhecimento com os mais respeitados players do mercado, e tudo isso e um único lugar. Ao visitar a WTM Latin America & Encontro Comercial Braztoa, entre os dias 29 e 31 de março, o visitante encontrará os setores de Turismo de Lazer, Turismo Corporativo e MICE, representado por Órgãos Nacionais de Turismo, Operadoras de Turismo, Companhias Aéreas, Redes Hoteleiras, Resorts, Locadoras de Carros, Fornecedores de Tecnologia para Viagens, Empresas de Cruzeiros Marítimos, Seguradoras de Viagens, entre outras empresas.


BATISMO DA AVIANCA 


Às 9hs desta segunda-feira, a INFRAERO batizou o Airbus A-320, no Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, na Região Metropolitana de João Pessoa, que fez o voo inaugural entre São Paulo (Aeroporto de Guarulhos) e a capital paraibana, com rota direta e diária. Duas viaturas do Corpo de Bombeiros ficaram lado a lado à espera do avião. Assim que ele passou foi jogado água simbolizando o batismo. Confira as imagens.A AVIANCA já opera dois voos na capital paraibana, e esse terceiro faz parte de uma estratégia para ampliar a presença da empresa no mercado paraibano, que tem correspondido com uma ocupação média de 85% dos voos que saem do Castro Pinto. 


A companhia aérea tem apresentado números expressivos em nível nacional, sendo a que mais tem crescido nos últimos 10 meses do ano. A solenidade de batismo foi acordada pelo gerente da AVIANCA, Rafael Costa, com o superintendente da Infraero - Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária, David Oliveira. Partindo de Florianópolis é a empresa que mais rápido faz este percurso e com apenas uma conexão em Brasília. João Pessoa está para Florianópolis como Florianópolis está para João Pessoa. 

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB


FESTIVAL JPA


Isso só vem facilitar ainda mais a ida do trade de turismo ao maior festival de turismo do Norte/Nordeste do país, o FESTIVAL JPA, um dos mais concorridos dos concorridos do país. 


OSTERIA DINO


Realmente impressionado com novíssima e fenomenal cozinha veneziana do Chef Dino Pisellini, na Osteria Dino, muito bem localizada na Pracinha de São José. O chef passou por diversos restaurantes na Itália, entre eles o famosíssimo Cipriani  de Veneza. Também foi chef executivo do Copacabana Palace no Rio de Janeiro, Hotéis Sheraton, Fratelli, La Tavola em Aracaju e do Luxury Cafayate and Wine Spa em Salta, na Argentina. Junto com Marco Biscaro, de Treviso e Federido Botto, de Florença, se uniram por uma grande paixão, a cozinha e inauguraram no Centro Histórico de São José, o Osteria Dino. 

Clique na imagem para ampliá-la. Recomendadíssima

Comece com a Bruschette Clássica e o Carpaccio de Salmão "alla Veneziana". Depois um Ravioli "del fattore", recheados com cordeiro ao molho de fondue de parmesão. E para ela Gnocchi "della Regina", molho de tomate, pesto e mozzarella em crosta de pão. Para finalizar Creme brulée "Alpina" aos frutos do bosque e um gelato italiano.

ABEOC SC


A Asociação Brasileira de Empresas de Eventos – estadual SC (ABEOC Brasil SC) reuniu associados e parceiros para um almoço de networking e confraternização de final de ano. O presidente Lucas Schweitzer apresentou os planos da ABEOC-SC para 2016, com destaque para a realização dos encontros “Café com Eventos” e cursos de qualificação nas regionais da ABEOC – Litoral, Vale, Oeste, Sul, Norte e Serra, que será criada em 2016. O presidente da Santur, Valdir Valendowski, anunciou no encontro que no primeiro trimestre de 2016 será lançada nova campanha de promoção do destino Santa Catarina, e que já está definida a participação do Estado em feiras e eventos, calendário que foi definido com o trade, com participação de representante da ABEOC SC. Valendowsky também informou que o turismo em SC está “em curva ascendente” e são ótimas as expectativas para a temporada de verão.


MURALHA DA CHINA DE CHOCOLATE


O Mundo de Chocolate, parque temático localizado em Gramado, na Serra Gaúcha, ganhou uma nova atração: a réplica da Muralha da China, confeccionada totalmente em chocolate meio amargo. Com seis toneladas, a peça é a maior do parque e está localizada no Cenário Oriental, composto por outros símbolos emblemáticos como Buda, Dragão e um templo japonês, também elaborados em chocolate. A Muralha, que tem cinco metros de comprimento, 1,2 metro de largura e a maior torre possui dois metros altura, levou 120 horas para ser construída pelos chefs especializados em manusear a iguaria. ?Utilizamos fotos para não deixar escapar detalhes importantes da Muralha?, destacam Abner Ivan e Fernando Oliveira, responsáveis pela confecção da peça.


Casa Branca, Monte Rushmore, Torre Eiffel, Cristo Redentor e Estátua da Liberdade são algumas das outras peças emblemáticas que integram o parque. Além disso, um chafariz e um rio de chocolate também despertam a atenção pela perfeição dos detalhes. O parque é dividido em países ou continentes e cada espaço conta com monumentos turísticos e detalhes que remetam ao local. Nosso objetivo é convidar os visitantes para essa viagem ao universo do chocolate, um mundo mágico e delicioso?, salienta um dos diretores do parque, Guilherme Luz. Para que as peças sejam conservadas, o parque é mantido a uma temperatura de 18ºC.


NATAL LUZ NA VINÍCOLA VILLA FRANCIONI


A  Villa Francioni, localizada em São Joaquim na serra catarinense, promove a primeira edição do Natal Luz. A sede da vinícola foi toda iluminada destacando o projeto arquitetônico diferenciado, construído em 5 níveis, à 1.260 metros acima do nível do mar. A partir de amanhã, o horário de atendimento será estendido nos finais de semana que antecedem o Natal. Nos dias 11 e 12 de dezembro e 18 e 19 de dezembro, a vinícola ficará aberta até às 23:30h. Uma das principais atrações será a presença do Papai Noel, que estará recepcionando os visitantes neste e no  próximo sábado, dia 19. São esperados turistas das mais diferentes regiões do estado, que além de entrarem no clima natalino, também poderão adquirir os vinhos e espumantes produzidos pela Villa Francioni, que neste ano comemora os dez anos do início da comercialização dos primeiros rótulos. A visita guiada por ser agendada pelo site www.villafrancioni.com.br, mas o acesso ao Papai Noel, tem entrada gratuita.


RÉVEILLON EM PIRATUBA


O maior Réveillon do interior do Estado acontece em Piratuba, que recebe a cada “virada”, um público de mais de 20 mil pessoas. Neste ano a programação, que é gratuita, vai contar com a tradicional queima de fogos e com atrações musicais. A dupla Lucas & Willian e o Musical San Francisco é que comandam a festa. Tudo acontece na Avenida 18 de Fevereiro, entre a região dos hotéis e a Arena de Eventos da Companhia Hidromineral.


A partir das 22h Lucas & Willian já estarão no palco, apresentando músicas do sertanejo universitário e modas de viola. A dupla faz shows em várias regiões do país e participou, neste ano, do programa “Esquenta”, da Rede Globo. Às 23:30h o Musical San Francisco, que anima eventos em todo o Sul do país, assume a festa. “São atrações que com certeza vão animar o público. A intenção é promover uma grande festa para os piratubenses e para os turistas que estarão aqui”, comenta a secretária de Turismo de Piratuba, Gelci de Souza. O momento mais esperado pelo público é o da queima de fogos, que será realizado pela Prefeitura e pela Associação de Hotéis de Piratuba. A partir da meia noite o show pirotécnico inicia e deve durar mais de 10 minutos.


Hospedagem: De acordo com informações da Associação de Hotéis, mais de 70% dos leitos já estão reservados para a “virada”. Imobiliárias e pousadas também confirmam que a procura por leitos é grande e a expectativa é que todos os imóveis sejam ocupados. “É o maior evento de Piratuba e nos últimos anos o público tem passado de 20 mil pessoas. Tendo em vista a procura por imóveis, creio que vamos manter esta média”, destaca Gelci.


ABAV NACIONAL


Atual Vice-Presidente Administrativo, Edmar Bull, foi eleito, por aclamação como novo Presidente da ABAV NACIONAL, Associação Brasileira de Agências de Viagens, para o biênio 2015/2017. Antonio Azevedo, o até então presidente assume a Vice-Presidência de Capacitação e Certificação. Edmar Augusto Bull é empresário, diretor presidente da agência Copastur Viagens e Turismo e fundador diretor da Corporate Travel, operadora de eventos do grupo. O executivo atua desde 1974 no segmento de viagens de negócios, trabalhando com empresas de pequeno, médio e grande porte. 


No grupo, atua nas áreas administrativa, operacional e comercial. Bull também é sócio-fundador do G8 Serviços Especiais, no qual desenvolve trabalhos de planejamento e organização, administrativo e comercial, com foco no crescimento da empresa. Fundador do Fórum das Agências Especializadas em Contas Comerciais – FAVECC, o empresário ocupa atualmente a vice-presidência da entidade. Compõe o conselho do SINDETUR-SP na atual gestão e integrou a diretoria da ABAV-SP nas últimas três gestões.


BELLAS DA SEMANA


É... pelo jeito o público masculino se comportou direitinho este ano! O Papai Noel do site Bella da Semana (www.belladasemana.com.br) gostou tanto dos comportamentos exemplares, que se inspirou e decidiu entregar a todos um presente bem especial: duas modelos fotografando juntas, num ensaio que estreia nesta segunda-feira, 14 de dezembro. A dupla é formada por Liziane Soares e Ellen Sapori, que já tiveram fotos temáticas individuais publicadas nas semanas anteriores, e agora retornam em um ensaio duplo. No ensaio sensual, as duas modelos fotografam juntas - tanto vestidas a caráter, quanto como vieram ao mundo. 


USHUAIA EM DESTAQUE


A TRIADVISOR acabou de divulgar os 10 melhores destinos da América do Sul e Ushuaia conquistou o 6º lugar. Ushuaia, na Terra do Fogo - Patagônia Argentina é um dos melhores destinos que conheço e frequento. Trata-se da cidade mais austral do mundo, a beira do Canal Beagle, entre a cordilheira Martial e o fim do mundo.  


É lá que está a melhor estação de esqui, o Cerro Castor e o fantástico Glaciar Martial. As aventuras selvagens com pinguins e orcas no Canal de Beagle, e o Parque Nacional Tierra del Fuego fazem parte desta fantástica região. 


Além disso os passeios 4x4, de trenós com os Huskyes Siberianos no Valle Las Cotorras com o super mush Hugo Flores ou o esqui nórdico (de fundo) e passeios com as motos de neve no Ushuaia Blanca.


Garanto que você jamais esquecerá e voltará diversas vezes a este mágico destino. 


É também a parada obrigatória mais próxima da Antártica, um destino único para a canoagem, vela, pesca e demais esportes de esqui. Outro ponto que merece os melhores comentários é a sua alta gastronomia. 


Para esta temporada de verão são esperados mais de 400 cruzeiros. 

Clique na imagem para ampliá-la



E não se esqueça de dar um passeio inimaginável com o Tren del Fin del Mundo. Essa imagem vale por mil palavras.