sábado, 23 de julho de 2016

NOVA MASSA POLAR CHEGARÁ AO SUL DO BRASIL

ESQUENTA MAS GELA DEPOIS



A última semana de julho promete a volta das tardes relativamente quentes. As noites e o início da manhã ficam bem menos frios. Todavia antes de se animar com a previsão de aquecimento, veja o que vem por aí. Agosto começa com intensa massa polar que promete baixar a temperatura para casa dos 10 graus no Rio de Janeiro, Mato Grosso e região. A nova onda de frio prevista para os primeiros dias de agosto, jogará as temperaturas para abaixo de zero no sul do Brasil. Tão cedo não sairemos do freezer. Minha nossa !!! Vou me mudar para o Salinas de Maragogi



DESTINO BRASIL


A Embratur, em parceria com a Embaixada do Brasil em Haia, realizou a capacitação de profissionais do trade holandês sobre o “Destino Brasil”. A iniciativa é inédita e faz parte de uma série de workshops com café da manhã típico brasileiro, intitulados “Ontbijt Workshops’’, que divulgam também a cultura e a receptividade brasileira no País. Durante o treinamento, realizado por meio do Escritório Brasileiro de Turismo (EBT) na Holanda, foram apresentados os atrativos turísticos de diferentes regiões do Brasil. Para o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, a ação é fundamental para mostrar aos holandeses as riquezas do Brasil. “Estamos trabalhando para ampliar o fluxo turístico da Holanda para o Brasil e esse desafio passa por treinamentos dos profissionais que comercializam o destino"


De acordo com o diretor de Inteligência Competitiva e Promoção Turística da Embratur, Gilson Lira, é importante estreitar relações com outras organizações que tenham objetivos comuns ao desenvolvimento do turismo. “Assim podemos potencializar a promoção do Brasil como destino e com essa movimentação, buscar evidenciar o papel do Turismo como alavanca para o crescimento do País”, conclui. A Holanda é o 18º maior emissor global de turistas para o Brasil. Somente em 2015, mais de 81 mil turistas holandeses visitaram o País, segundo dados do Anuário Estatístico do Turismo. A maioria procura viagem de luxo ou turismo na terceira idade. Procuram sol e praia, ecoturismo e cultura. Enxergam o Brasil como um destino exótico, e com natureza exuberante e entendem os brasileiros como pessoas alegres e animadas. 


ISENÇÃO DE VISTO


Ministro José Serra e Vinícius Lummertz, presidente da Embratur, durante reunião

O pleito para estender a isenção de vistos de turismo no Brasil por um ano após o período olímpico foi formalizado ao titular do Ministério das Relações Exteriores (MRE), José Serra, que demonstrou compreender a importância da medida. A proposta, válida para cidadãos americanos, canadenses, japoneses e australianos, foi apresentada nesta quarta-feira (20) pelo presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinícius Lummertz, e pelo deputado Herculano Passos (PSD-SP), presidente da comissão de Turismo da Câmara dos Deputados. E a reciprocidade?  A importância de incluir a China, que é considerado o mercado emissor de turistas mais importante do momento, no grupo de países com a dispensa de visto foi abordada na pauta do encontro. “Mais de 100 milhões de chineses viajam pelo mundo anualmente e apenas 53 mil vieram ao Brasil em 2015. O Brasil precisa atrair os turistas e investidores chineses”, defendeu o presidente Vinícius Lummertz.



TROCA DE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS


Já durante o FORNATUR, Vinícius Lummertz, garantiu aos secretários estaduais de Turismo, reunidos nesta última quarta-feira (20), em Brasília, que o Instituto vai intensificar o fluxo de informações para divulgar os destinos turísticos de todo o Brasil. Ele destaca que é o câmbio está favorável para os turistas estrangeiros e ainda há a isenção do visto de turismo para americanos, canadenses, japoneses e australianos. O próximo encontro do Fórum Nacional de Secretários de Turismo, que se reúne mensalmente, será no período olímpico. O presidente da entidade, Nilo Sérgio, também secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, comentou que é preciso que se mantenha essa união para que o Brasil todo saia ganhando.


BALNEÁRIO SABOROSO


Com o intuito de debater a gestão da gastronomia no Brasil e principalmente na região, aconteceu na noite desta quinta-feira, 21, no Infinity Blue Resort & Spa, a Mesa Redonda “Gestão em Gastronomia – Oportunidades do cenário atual”. Durante a noite foram apresentados dados do setor no Brasil e abordados temas como o planejamento, a importância do plano de negócios, do foco e da capacitação. Na oportunidade, o consultor Marco Amatti abordou três conceitos básicos que precisam constar no planejamento de um restaurante, que são: produto, ambiente e atendimento. Para ele, entender o que o cliente busca também é fundamental. “É muito difícil manter o cliente, mas depois que você entende e utiliza os recursos disponíveis, como as redes sociais, é possível. Trazer cliente para dentro eu acho relativamente fácil, agora manter é muito difícil. É importante ter essa sensibilidade”, diz.


O Acqualina Bistrô no Infinity Blue Resort & Spa participa do festival gastronômico Balneário Saboroso. Vale conferir o melhor Bistrôt da região e os sabores que prepararam especialmente para o evento. O restaurante é aberto ao público a partir das 19h.

FESTIVAL DA TRUTA


Programação especial de gastronomia: Encontro Nacional de Turismo de Pesca e Abertura da Temporada de Pesca da Truta na Serra Catarinense.


BRASIL RIDE SC


Brasil Ride Santa Catarina Warm UP: duas categorias! A PRÓ, vai ser para quem quer subir acima das nuvens e SPORT para um voo rasante pelas trilhas catarinenses. Independente da escolha o pedal será épico, não perca ! inscreva-se www.brasilride.com.br/sc


BALEIA FRANCA


Enrique Litman, presidente do Instituto Baleia Franca, aderiu a esta iniciativa e propôs realizar em 2017 este encontro na Praia do Rosa, durante a semana da Baleia Franca, em parceria com SEBRAE, num projeto de fortalecimento do turismo de observação de baleias na APA.


FESTIVAL DE DANÇA


Piratuba, na Rota da Amizade e dentro do Vale do Contestado já prepara a edição de 2016 do tradicional Festival Internacional de Dança da Terceira Idade. Neste ano o evento será realizado de 06 a 11 de novembro e os grupos já iniciaram as inscrições. Bailarinos com no mínimo 50 anos de idade é que dançam no palco do Centro de Eventos durante a semana de apresentações e competições. Nos últimos anos o Festival recebeu representantes de inúmeros Estados e também de outros países. Os organizadores aguardam, pelo menos, 30 grupos. Entre bailarinos, coreógrafos, familiares e grupos que viajam até Piratuba apenas para assistir as apresentações, o evento reúne cerca de mil pessoas no município.


Os dançarinos vão disputar prêmios nas categorias, Dança Coreográfica Livre, Dança Popular Folclórica, Dança de Salão Conjunto e Dança de Salão Casal. Além dos espetáculos dos grupos, o Festival também conta com os shows de abertura e o de encerramento. Ambos ainda serão definidos. Mais informações, regulamento completo, fotos e vídeos de edições anteriores e demais detalhes do Festival, podem ser encontrados no site www.festivaldedancapiratuba.com.br.


DESTINO PARAÍBA


Na próxima semana, entre os dias 26 e 29 de julho a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, na Paraíba estará promovendo mais um processo de capacitação do Destino Paraíba, desta vez, no Centro-Oeste. Cerca de 200 agentes de viagens devem participar dos workshops que serão realizados em Cuiabá, Campo Grande, Goiânia e Brasília. O Centro-Oeste, segundo a presidente da ABIH-PB, Manuelina Hardman, é uma das regiões do País que tem apresentado um forte crescimento na emissão de turistas na Paraíba nas últimas temporadas de alta estação. Durante os workshops, gerentes comerciais da rede hoteleira paraibana fazem uma apresentação sobre a infraestrutura e tarifas praticadas de cada empreendimento e, em seguida, é iniciado o processo de negociação direta com os agentes de viagens. 


Também ocorre a exibição de um vídeo institucional onde é apresentado o potencial turístico da Paraíba. O roadshow terá a participação de executivos dos hotéis Hardman, Netuanah, Cabo Branco Atlântico, Mussulo by Mantra (na Costa do Conde), Verde Green, Tropical Tambaú, Village Premium e Confort, Xênius, Sol Mar, Nobile e Receptivo Luck João Pessoa. São parceiros nas ações a PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), Convention Bureau de João Pessoa e Federação do Comércio da Paraíba. É em João Pessoa, capital paraibana, que acontece o maior festival de turismo do Norte/Nordeste do País, o festival JPA, nos dias 21 e 22 de outubro. 

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB

CONVENTION & VISITORS GRAMADO


O super competente Eduardo Zorzanello, um dos diretores do maior festival de Turismo do Brasil, o Festival de Turismo de Gramado me informa que assumiu a presidência executiva do Convention & Visitors Bureau de Gramado e Canela, para a gestão do biênio 2016/2018, ao lado do amigo Jaime de Oliveira, como vice-presidente. Em sua fala ele agradece aos membros do Conselho Curador e fiscal e ao amigo Rogerio Poloni pela confiança: "E a nossa competente equipe do CVB, para juntos fazermos um excelente trabalho, com muito diálogo, cooperação e inovação! Mais um desafio importante, para buscar atrair mais eventos para a nossa região, de maneira a promover o incremento e o desenvolvimento do nosso setor turístico e da nossa economia!". Parabéns e sucesso a todos. O Convention nas mãos e na direção certa. 


ESPUMANTES BRASILEIRAS


Grande competição chilena de vinhos, o Catad’Or Wine Awards Santiago de Chile 2016, ocorrido em Santiago, teve a categoria especial Los Espumantes de Cono Sur, que avaliou espumantes da Argentina, Brasil e Chile. E das 87 amostras de espumantes avaliadas por júri internacional, quatro reafirmaram ao mundo a qualidade da produção brasileira. O Catad’Or Wine Awards Santiago de Chile é a competição anual de vinhos com maior trajetória no país, somando 21 anos de existência. Patrocinado pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), é focado em produtores e exportadores chilenos, mas desde 2015 também avalia os espumantes dos países do Cone Sul. Neste ano, o grande destaque foi para o Casa Valduga Reserva Espumante Brut 2012, da vinícola Casa Valduga Vinhos Finos, que recebeu o troféu especial “Mejor Espumante del Cone Sur”.


EMPORIO CANELA



A Temporada de Inverno já chegou na Serra Gaúcha, deixando as cidades ainda mais lindas e convidativas para quem busca dias de frio, lazer e aconchego. Porém um dos maiores motivos para os visitantes escolherem este destino é a variada gastronomia. E em Canela, um local imperdível é o Empório Canela Bistrôt, que reúne num mesmo local altíssima gastronomia, ambiente espetacular e grandes amigos em torno da mesa. 


Segundo Fernanda Chies, do Empório Canela, a ideia de juntar a gastronomia com a especiaria que está presente na história da cidade e, evidentemente bons amigos. 


Vale lembrar que neste ano o inverno tem sido especial na Serra Gaúcha. A neve já presenteou os visitantes em junho e julho e não está descartada a possibilidade do fenômeno retornar até o início da primavera. As baixas temperaturas tornam a cidade de Gramado o destino mais charmoso do país, deixando o cenário ideal para degustar o melhor da gastronomia da região, passear pelas ruas fazendo compras e visitar as diversas atrações que o município oferece. Quem procura o melhor conforto e localização privilegiada escolhe o Hotel Cercano. Ainda dá tempo de curtir o clima requintado do inverno em Gramado hospedado a poucos passos da Rua Coberta. No período entre 01º/08 e 29/09, o Cercano preparou tarifas especiais para você. Acesse hotelcercano.com.br e consulte disponibilidade. Últimas unidades. Corra e garanta a sua reserva.



Já em Gramado a dica é o Ristorante Florence do chef Guimarães Nascimento. Pra quem gosta de uma boa massa artesanal, não tem melhor lugar.


DIREITO APLICADO AO TURISMO



O curso Direito Aplicado às Atividades do Turismo, oferecido pela ENM/AMB – Escola Nacional da Magistratura da Associação dos Magistrados Brasileiros, em parceria com a ABAV – Associação Brasileira de Agências de Viagens e a ESMA, do Pará, será oferecido em Belém (PA), na Escola da Magistratura do Estado do Pará, nos dias 4 e 5 de agosto de 2016. Busca aprofundar o estudo das normas de proteção às relações de consumo, entender o funcionamento do segmento econômico do Turismo e examinar casos concretos sobre conflitos decorrentes dos serviços turísticos. É dirigido a magistrados associados à AMB.



O corpo docente é formado por especialistas do setor de Turismo, que vão explicar o funcionamento desse importante segmento econômico. Magistrados e professores discorrerão sobre as normas jurídicas incidentes sobre os conflitos decorrentes da prestação de serviços turísticos e analisarão casos recentemente julgados pelos tribunais, em especial o Superior Tribunal de Justiça. Para o Desembargador Cláudio dell’Orto, do TJRJ e Diretor da ENM/AMB, “os desafios não são exclusivamente jurídicos. Há uma questão de regulação de mercado que interessa principalmente aos bons prestadores dos serviços de turismo. Estes não oferecem seus serviços sem que tenham tomado todas as providências para a integral satisfação dos seus clientes. Prestam informações verdadeiras e estão preocupados com a fidelização”



As normas de proteção do consumidor constituem salvaguarda da boa relação de consumo. Protegem fornecedores e consumidores que atuam com boa fé. Os prestadores, entretanto, questionam a responsabilidade solidária entre todos os fornecedores dos serviços e os parâmetros para fixação de valores para indenização dos danos morais ou imateriais decorrentes das frustrações derivadas de defeitos nos serviços turísticos.

PARA LER DEMAIS ARTIGOS IMPORTANTES CLIQUE AQUI