quarta-feira, 1 de março de 2017

MASSA POLAR CHEGANDO EM SANTA CATARINA

MASSA POLAR CHEGANDO EM SANTA CATARINA


Finalmente um refresco para nós e um descanso para o ar condicionado. Segundo o homem do tempo Ronaldo Coutinho, do Clima Terra, mantem-se um indicativo de uma boa massa de ar polar entre os dias 8 e 12 de março. Segundo ele: "Estamos monitorando e nos próximos dias já teremos a conclusão de quando, como, onde.... É a transição outono inverno onde teremos um inverno bem antecipado." Que assim seja. Agora nos resta saber se teremos inverno. A Europa e EUA seguem abaixo de frio e muita neve. E por aqui? Como será?



VISITE BALNEÁRIO E REGIÃO


Assim como aconteceu há exatamente 15 anos, na fundação do  Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, mais de 100 pessoas do trade turístico se reuniram na tarde desta quarta-feira, 22, com o intuito de fazer acontecer a promoção do destino. Autoridades estaduais e municipais, políticos, empresários, representantes de entidades, de equipamentos turísticos e do governo de outras cidades participaram do lançamento do Projeto de Divulgação Conjunta Visite Balneário Camboriú e Região – Edição 2017, que aconteceu no Hotel Marambaia e apresentou a proposta para este ano.


Quem conduziu a apresentação foi a Vice-Presidente do Convention Bureau de Balneário Camboriú, Margot Rosenbrock Libório, que lembrou desde o início do projeto, há oito anos, até o ano anterior, quando este passou a ser organizado pela entidade. Em 2017, o intuito do Visite BC e Região é promover o destino com mais força no mercado nacional, mas sem abandonar os mercados emissores da América do Sul, além de intensificar as parcerias com a Embratur, Santur, Embaixadas do Brasil nos mercados emissores e também com as companhias aéreas, visto que o número de voos para a nossa região diminuiu consideravelmente. O cronograma inclui a visita em seis países (Brasil, Argentina, Uruguai, Peru, Colômbia e Paraguai), mais de 20 cidades e 9 etapas, que vão somar 25 ações. 


“Ter ações pontuais e planejadas para divulgação dá resultado. Tem aquele ditado, que diz “Quem não é visto, não é lembrado” e é verdade. Fazendo juntos, fazemos melhor. Não tem destino de excelência, sem um trabalho de excelência e não podemos falar de turismo sem regionalização. A força está na união”, diz. João Francisco Barão, Presidente da entidade, lembrou que a união da hotelaria e das agências tem feito por muitos anos a divulgação de Balneário Camboriú e convidou os demais segmentos para participarem do projeto, que já está com as inscrições abertas e conta com diversas cotas de participação. 


Em sua fala, o Secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Altamir Teixeira, lembrou que esse é o principal projeto de divulgação de Balneário Camboriú e parabenizou a entidade pela condução. “São essas intervenções, de união e apoio da iniciativa privada, que fizeram Balneário Camboriú ser o que é hoje. Neste ano o projeto é bem audacioso e precisa ser ainda mais abraçado pela iniciativa privada”, afirma. O projeto Visite BC e Região é desenvolvido e organizado pelo Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau e pela Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú, com apoio do Sindisol. Já tem como parceiro confirmado a Costa Verde Mar. O objetivo principal é promover e divulgar Balneário e região no Brasil e em países latino-americanos através da capacitação de agentes e operadores de viagens, além da participação efetiva nas principais feiras de turismo.


PÉSSIMA TEMPORADA DE VERÃO


Sabe aquele resultado de quem conta com o ovo dentro da galinha e majoram seus preços? Pois é! Quem tudo quer, tudo perde. Na reta final da temporada de verão, as cidades do Litoral Norte apostaram todas as fichas no feriado de Carnaval. Mas a maioria de quem veio ficou em casa de amigos ou em pousadas que tinham preços de acordo com a nossa realidade ou melhor, que baixaram seus preços. Estão aprendendo, assim espero, explorar o turismo e não o turista. No litoral sul foi a mesma coisa, pois sempre estou na Praia do Rosa, Guarda do Embaú e região. Os preços estavam baixos e pousadas com pouco ocupação. As clássicas e de ótima categoria estavam lotadas. 


Só sei que confirmou-se, apesar de todo o movimento absurdo que este foi um dos piores verões dos últimos vinte anos. De acordo com o presidente da AEMB (Associação Empresarial de Bombinhas), Claudio Sousa, o efeito cadeia atingiu todos os setores ligados ao turismo. Na hospedagem, até o momento a taxa ocupacional atingiu 29%. A média ideal é 85% de ocupação. Também foi observado nesse ano que a permanência dos visitantes ficou em 4 a 5 dias, ao contrário de anos anteriores quando chegava a 10 dias. Muito, mas muito turista sem dinheiro no bolso. 


A última esperança é mesmo foi o carnaval. Os hotéis fecharam alguns pacotes na semana passada, o que tem animou os empresários do setor. Para Souza, no entanto, um bom feriado não resolverá o problema da região. “Muita gente investiu, ampliou o número de vagas nos hotéis, fizeram melhorias porque esperavam uma boa temporada. Existiu a consciência que não seria como 2015, mas não imaginavam que teria esse péssimo resultado”, salienta.


Nem mesmo a Ilha de Porto Belo, um dos lugares mais bonitos do Estado, manteve o fluxo de turistas. “Não foi totalmente drástica, mais quando lembramos do ano passado sabemos que os resultados agora estão abaixo do esperado", afirmou o diretor do empreendimento, Alexandre Stodieck.



BRASIL & TAIWAN ESTREITAM LAÇOS 


Vinicius Lummertz e o embaixador de Taiwan, Isaac M. H. Tsai

O presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, recebeu o embaixador de Taiwan Isaac M. H. Tsai. O encontro, que teve como objetivo discutir ações para aumentar o fluxo de turistas entre os dois países, também foi uma oportunidade para o compartilhamento de informações a respeito do setor turístico de cada mercado. Na reunião, foi comentado pela representação diplomática taiwanesa que o Brasil é um dos únicos países do mundo que ainda exige visto de entrada para turistas norte-americanos. Todavia é de se comentar que o EUA ditam normas e fomentam a guerra em todos os cantos do planeta em nome da paz, deles evidentemente. A reciprocidade deve existir. É de avisar também aos americanos que a capital do Brasil não é Buenos Aires e aqui não tem somente índios, amazônia e carnaval.



O Brasil deve aprender com a pequena Taiwan que recebe cerca de 11 milhões de turistas internacionais ao ano e emitindo 13 milhões de turistas para o mundo. Apenas 5 mil taiwaneses visitam o Brasil anualmente, que gastam cerca de 15 mil dólares em suas viagens. A maior parte das visitas é motivada por negócios, sendo os principais destinos Foz do Iguaçu, Rio de Janeiro e São Paulo.



TURISMO EM PORTUGAL


Por conta da imensa infraestrutura, preços e tudo o que já sabemos, o turismo no pequeno país Portugal, terminou o ano de 2016 tendo recebido quase 11 milhões de visitantes, um aumento de 13% em relação ao ano anterior e ultrapassando a marca de dez milhões de visitantes pela primeira vez, de acordo com dados preliminares publicados pela Statistics Portugal. A renda total gerada pelos hotéis incluindo o turismo doméstico, cresceu 17%, alcançando a marca de 2,9 milhões de euros. Portugal assistiu o crescimento do parque hoteleiro nos últimos dois anos, com quase cem inaugurações, 46 delas em 2016. Outros 14 empreendimentos estão programando a sua reabertura, após período de renovação, de acordo com a Portuguese Hotel Association. Já o "gigante" Brasil...


EMBRATUR - IMPULSO AO TURISMO

Gerard Bourgeaiseau, VP da ABIH, presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, prefeito Marcelo Crivella e, David Scowsill, presidente do WTTC

O presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, definiu com o presidente do WTTC (Conselho Mundial de Turismo e Viagens, na sigla em inglês), David Scowsill, uma agenda em que tanto a entidade, que reúne as principais empresas mundiais do setor, quanto a OMT (Organização Mundial do Turismo) possam oferecer mais apoio e sugestões para ajudar o desenvolvimento do turismo internacional para o  Brasil. O ponto alto deverá ser em abril quando Scowsill e o presidente da OMT, Taleb Farid deverão ter um encontro com o presidente Michel Temer.
O presidente do WTTC confirmou que a entidade poderá realizar o seu encontro anual no Rio, em 2018 ou 2019. Agora não passa de uma grande bogabem acreditar, como acrdita o  prefeito Crivella que se forem derrubadas as barreiras, como a necessidade de visto de entrada para cidadãos americanos, o fluxo turístico internacional em direção ao Brasil, em especial, em direção ao Rio, vai aumentar. Eu, como brasileiro, mesmo que me paguem não vou. Sabemos exatamente qual foi o lamentável legado da copa, infelizmente. Tudo quebrado e abandonado. O Rio não é sério além de perigoso. Eu tenho muito medo do Rio. 


TURISMO NA SERRA CATARINENSE

Clique na imagem para ampliá-la

Subindo a serra, já a partir de Rancho Queimado e Anitápolis, até Fraiburgo, tudo lotado e transpirando turismo. Bons preços e sem a muvuca e batucada do litoral. Quem buscou tranquilidade se deu bem. Meu feriado foi em Urubici, entre cavalgadas, cascatas, colheita de maçãs, pedaladas, comida tropeira e alta gastronomia, além do acolhimento serrano. Só faltou visitar um canyon que nunca tinha ouvido falar. 100% de ocupação na cidade que ainda carece de muita infraestrutura. Mas tudo com tranquilidade, ótima temperatura e grandes amigos. O amadorismo ainda dá o tom, mas um dia, se houver investimento público em capacitações, teremos a nossa Gramado. 

Clique na imagem para ampliá-la

Nada que venha a desmerecer ou denegrir a fantástica cidade, muito pelo contrário. Percebe-se o grande esforço daqueles que tentam fazer da cidade um destino consagrado uma vez que existem ótimos empreendimentos (restaurantes, hotéis e pousadas) de ótima categoria, exemplares mesmo. Os lugares que estive não deixam nada a desejar. Muita coisa está mudando, novos empreendimentos então surgindo e a cidade irá "explodir
turisticamente". Conversei com meus amigos hoteleiros da região e "serra acima". A mesma coisa até Fraiburgo. Tudo lotado por conta justamente das belezas naturais, acolhimento e muita tranquilidade. Todos já se preparando para o feriadão da páscoa. Fico pasmo como ainda tem gente que viaja sem reserva, dormem no carro ou voltam pra casa. lamentável !


Mas se você quiser curtir esse, que é um dos feriadões mais procurados na Serra Catarinense ou Gaúcha, é bom fazer a reserva agora. É sério ! Os que resolveram subir a serra neste carnaval sem reservas, se deram mal literalmente. Puro amadorismo de quem também pretende viajar. Acredito que nunca viajou ou acredita que as cidades e empreendimentos não crescem/prosperam. 


PROJETO INTEGRAR


Alto Bela Vista, Peritiba e Ipira em Santa Catarina, se uniram em 2013 e deram início ao projeto Integrar, que tem como objetivo fortalecer o turismo e a cultura na região, economizar recursos e principalmente obter mais força na captação de verbas para investimentos no setor. O projeto conta com a parceria do SEBRAE – SC. Após conhecer o projeto e os resultados já alcançados, o prefeito de Piratuba recebeu o convite para que o município de Piratuba a partir deste ano se torne membro do projeto. Diante das explanações e do interesse do município de Piratuba em participar do desenvolvimento do turismo regional o prefeito Olmir Paulinho Benjamini – afirmou: “estamos felizes por estarmos sendo convidados a participar deste importante projeto, onde poderemos contribuir em muito para o desenvolvimento do turismo regional. Principalmente pelo fato de Piratuba ter os meios de hospedagens e com esta parceria teremos mais atrativos turísticos, que estes três municípios têm para oferecer o que agregará em muito para a nossa cidade.”


CENSO ABAV


A ABAV reiniciou o mapeamento de sua base associada com um grande levantamento nacional que se transformará em uma plataforma de dados multiusuário capaz de gerar painéis de controle e indicativos periódicos sobre o agenciamento turístico brasileiro. O CBDA é a segunda fase do projeto iniciado no ano passado com o Recadastrabav. Nesta fase a ação identificou o tamanho real da base de associados da entidade, composta por 3 mil agências de viagens que representam cerca de 80% da movimentação de vendas de pacotes de viagens, passagens aéreas, hotéis, locação de veículos e cruzeiros marítimos, entre outros produtos e serviços turísticos. 


Agora o CBDA vem aplicar uma sequência de consultas eletrônicas junto aos associados que levantará a realidade das agências, sua estrutura, o know-how dos profissionais atuantes, principais entraves no mercado, o engajamento em treinamentos e capacitações, entre outras informações relevantes. O processo de participação é rápido e simples, por meio de perguntas objetivas hospedadas no Portal ABAV (www.abav.com.br) – na área restrita do associado –, podendo ser acessado com login e senha.


“A participação e apoio dos associados ao Censo Big Data ABAV não é apenas importante, mas é fundamental. Após a compilação dos dados, eles terão por finalidade demonstrar a força e representatividade do agenciamento de viagens econômica e regionalmente, sendo uma ferramenta muito importante na luta por pleitos de interesse do segmento", ressalta o presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull.


A ação esta sendo difundida por meio das 27 ABAVs estaduais e o Distrito Federal, mediante uma campanha ativa utilizando as ferramentas de e-mail marketing, redes sociais, anúncios, banners, whatsapp e mídias espontâneas (impressa e eletrônica), com o intuito de sensibilizar os associados sobre a importância da participação para a construção de um banco de dados confiável e de notoriedade para todo o setor. Os dados inseridos pelos associados em todos os questionamentos são tratados sob os critérios de confidencialidade e não serão divulgados, sendo utilizados somente para a construção de indicadores da entidade.


IMPRESSÕES ARGENTINAS


Foi inaugurada a mostra "Impressões Argentinas no Continente Branco". Trata-se do primeiro resgate da história Antártica. A mostra é organizada em conjunto com a Secretaria de Turismo e o Museu Marítimo de Ushuaia. Ao longo de duas semanas, poderá se observar a história da expedição científica de Otto Nordenskjöld, a bordo da embarcação Antartic, onde participou o segundo tenente da Marinha Argentina José Maria Sobral. A embarcação ficou presa entre blocos de gelo foi resgatada pelo primeiro-Tenente Julián Irizar na corveta Uruguai. Os Expedicionários foram salvos através do primeiro resgate argentino no continente branco. 


Na abertura da mostra os assistentes se comprometeram com o código de conduta para a proteção dos direitos das crianças e adolescentes em viagens e turismo. Segundo o Secretário Juan Scherañuk: "Promovemos o código em Ushuaia, Calidad y Compromiso en Turismo." A mostra é gratuita e estará  aberta até o próximo dia 10 de março com entrada gratuita de segunda a sexta-feira das 10:00 às 18:00hs. 


BELLA DA SEMANA



Foi publicada nesta quarta-feira, 10 de março, a terceira e última parte do ensaio da modelo Bárbara Fontenelle no Bella da Semana (www.belladasemana.com.br). Bárbara é universitária e encantou o público brasileiro com as duas primeiras partes das fotos, publicadas no ano passado. Para manter as curvas perfeitas, ela gosta de pedalar na orla de Balneário Camboriú (SC).



COCAL 2017



O XXXIV Congresso da Federação de Entidades Organizadoras de Congressos e Afins da América Latina (COCAL 2017) terá 17 palestrantes de nove países, entre eles Estados Unidos, Espanha, Uruguai, México, Chile e Brasil. “A diversidade de temas em seu conteúdo faz deste Congresso um dos mais importantes da região. Temos nos surpreendido ao receber solicitações de informações da Europa e do Canadá, que estão interessados em participar de alguma forma do nosso Congresso”, destaca a presidente da Federação de Entidades Organizadoras de Congressos e Afins da América Latina (COCAL), Graciela Sanches, que convida a todos para o evento que será realizado nos dias 8, 9 e 10 de março, em Punta del Este (Uruguay).