sexta-feira, 16 de setembro de 2016

EMBRATUR 50 ANOS

EMBRATUR 50 ANOS


A Embratur lançou nesta quinta-feira (15) o projeto e logomarca de 50 anos da entidade, que serão comemorados no mês de novembro. A proposta é realizar ações integradas ao longo do próximo ano que fortaleçam o papel da instituição e elevem o patamar de competitividade do turismo brasileiro. O evento, que contou com a presença do ministro interino no Turismo, Alberto Alves, dos secretários de Turismo municipal e estadual, Antonio Pedro e Nilo Sergio e do presidente da FBHA, Alexandre Sampaio, foi realizado na Casa Brasil, no Rio de Janeiro.


O presidente Vinicius Lummertz destacou que há cinco décadas, a Embratur conecta o mundo ao Brasil e aos brasileiros, trazendo desenvolvimento para todas as regiões do País: “O Instituto se tornou protagonista na construção da imagem do Brasil e contribuiu para alavancar a cadeia turística nacional. Agora apresentamos uma Embratur renovada e cada vez mais relevante, pautada no modelo das organizações internacionais responsáveis por elevar seus países a líderes no mercado de turismo”.


MAIS PARA O TURISMO


Gilson Lira e presidente Vinicius Lummertz (Embratur), deputado Herculano Passos e Tufi Neto (Embratur). O presidente da Comissão de Turismo da Câmara de Deputados (CTur), assinou a autorização para a elaboração de emenda parlamentar de comissão relativa ao orçamento 2017 para investimentos voltados ao Instituto Brasileiro de Turismo. O ato aconteceu na sede da Comissão e contou com a presença do presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, e dos diretores do Instituto, Gilson Lira (Inteligência Competitiva e Promoção Turística) e Tufi Michreff Neto (Gestão Interna). “A promoção da imagem de nosso País no mercado externo é crucial neste período pós-olímpico, pois temos que aproveitar o sucesso dos Jogos para atrair ainda mais turistas e investidores, gerando renda e empregos”, afirmou o deputado Herculano Passos.


ABAV EXPO & VILA DO SABER


Temas dos mais relevantes e oportunos, discutidos e mediados por especialistas experientes, serão debatidos nas quatro mesas redondas programadas para o dia 28/09, simultâneas e com duração de 90 minutos. O Congresso ABAV de Turismo se insere na programação da 44ª ABAV Expo Internacional de Turismo & 46º Encontro Comercial Braztoa. A inscrição prévia deve ser feita no site www.abavexpo.com.br, usando login e senha do credenciamento. A 44ª ABAV – Expo Internacional e Turismo & 46º Encontro Comercial Braztoa acontece entre 28 e 30 de setembro (quarta a sexta-feira – das 12h às 20h), no Expo Center Norte (SP), com a participação de expositores nacionais e internacionais. O credenciamento está aberto e pode ser feito, gratuitamente, no portal da feira: www.abavexpo.com.br, onde o público pode conferir a grade completa da programação, as credenciais dos debatedores.


"O BENEDITO BEERS & BLUES"


O Benedito Ristobaretto, restaurante do premiado chef Helton Costa, será palco da primeira edição do Beers & Blues, projeto que combina boa gastronomia, chopes artesanais ao som de blues ao vivo da banda On Track. O evento será realizado no dia 24 de setembro, a partir das 11h, no Shopping Casa & Design, em Florianópolis. A entrada é franca. Com forte influência da culinária alemã Costa elaborou um cardápio especial para ser degustado na data, harmonizado com sete tipos distintos de chopes artesanais fornecidos pela The Liffey. "As receitas autorais levam totalmente em questão as características das bebidas. Exploro um produto mais potente para um chopp mais encorpado, um mais adocicado para um estilo mais ácido, por exemplo", explica o chef.


No menu do dia Marreco à passarinho, Iscas de panchetta com mel da cidade das abelhas, Joelho de porco à pururuca, Sardinha portuguesa, frios e queijos da colônia, Linguiça Blumenau ao perfume de erva doce, porções de polentas, aipim, cebolas empanadas ao molho especial e Polvo aperitivo ao vinagrete de limão siciliano.  Deu água na boca? Tudo isso no embalo da banda On Track, que irá tocar um set list memorável composto pelos clássicos do blues como Muddy Waters, BB King, Eric Clapton, Steve Ray Vaughan, Robert Cray. O Beers & Blues é uma realização do Benedito Ristobaretto, promoção da MODO, com apoio do Shopping Casa & Design. A entrada é franca. 


CIRCUITO DOS VINHEDOS


A Exposição de Fotografias - Experiência e Movimento, assinada por Rodrigo Nunes, fotógrafo joaquinense, foi aberta nesta quinta-feira, no Shopping Iguatemi em Florianópolis. As fotos foram captadas durante as três primeiras etapas do Circuito dos Vinhedos, no terroir da Villa Francioni em São Joaquim. O Circuito dos Vinhedos - Etapa Villa Francioni, será realizado pelo quarto ano consecutivo na propriedade da vinícola, no dia 5 de novembro. O destaque fica por conta das competições de corrida de 5 e 10km nas categorias masculino e feminino, além da tradicional caminhada.  Estão sendo aguardados mais de 500 competidores de várias cidades catarinenses, bem como de outros estados. A modalidade Inclua-se, que atende à autistas e pessoas com deficiência intelectual, está mantida. 


As provas passarão por entre os vinhedos, localizados à 1.260 metros acima do nível do mar. O principal objetivo dos organizadores é estimular a criação de um polo turístico e esportivo agregando as riquezas da região serrana, fomentando as atividades com consciência e sustentabilidade.  As inscrições podem ser feitas no site:  www.circuitodosvinhedos.com.br
Rodrigo Nunes atua há mais de dez anos como fotógrafo. "A fotografia hoje para mim é um grande diferencial, busco transmitir não só um registro, mas sim uma história única, real e cheia de sentimentos". Ao todo 20 painéis ficarão expostos até o dia 15 de outubro no Shopping Iguatemi, depois a exposição segue para a Galeria de Arte da Villa Francioni em São Joaquim, até o final novembro. 


MEETING BRASIL 2016


Nos dias 25 e 30 de agosto e 1º de setembro, a BNT MERCOSUL realizou em Buenos Aires (AR), Santiago (CHL) e Lima (PE), uma nova edição do Meeting Brasil. O evento, que ano a ano visita novos destinos da América do Sul, reuniu mais de 500 agentes de viagens, que tiveram a oportunidade de fechar negócios com empresários brasileiros – representantes de destinos, hotéis, resorts e spas, receptivos e demais setores do turismo nacional.
O evento, consagrado pelo formato ‘rodadas de negócios’ teve como objetivo reunir os destinos turísticos brasileiros e empresários para venderem seus serviços em outros países.  “Os expositores ficaram bastante satisfeitos, o Meeting é reconhecido por reunir uma grande quantidade de profissionais qualificados de turismo, sempre focados em fazer contatos e realizar negócios com o mercado brasileiro”, avaliou Jair Pasquini diretor de Negócios do evento.


Em cada cidade, os encontros duraram cerca de quatro horas. Em Buenos Aires, o Meeting teve a presença de 230 agentes de viagens; 134 em Santiago, e 159 em Lima. Entre os expositores estiveram grandes marcas como o Parque Unipraias e o Beto Carrero World, de Santa Catarina.
Segundo Geninho Goes, cada edição conta com novos agentes de viagens e operadores em busca de destinos brasileiros. “É bom ver que o turismo de nosso país continua crescendo aos olhos de nossos vizinhos, mesmo diante do cenário político e econômico que vivemos atualmente”. O diretor de Negócios do Meeting Brasil afirmou que a edição 2016 do evento superou suas expectativas, assim como reuniu um público maior em relação ao ano anterior.


A Argentina foi o dia mais movimentado, com a presença de 230 agentes de viagens O Meeting Brasil contou com o apoio do Governo de Santa Catarina, Santur, Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú; e as participações especiais do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, e do Rio Convention & Visitors Bureau.  Já para 2017, uma nova edição de negócios do Meeting Brasil está prevista para acontecer entre os meses de Agosto e Setembro, podendo acontecer na Argentina (capital e interior) bem como no Chile e Peru. Evento em Lima fechou a edição do Meeting Brasil com ótimos números, superando o ano anterior.


FESTIVAL JPA


O diretor do maior Festival do Turismo do norte/nordeste do Brasil, o Festival JPA que acontece em João pessoa - PB, Cláudio JS Junior, participou do “Workshop FOHB” em Recife, no Mercure Mar Hotel. O evento teve o patrocínio da AccorHotels, Avianca Brasil e R1 Soluções Audiovisuais. Para o empresário, é importante participar deste workshop “para convidarmos a direção do Fórum e as 27 redes hoteleiras presentes para estarem no nosso evento, que tem grande concentração de agentes de viagens do Nordeste”, disse.


Falando nisso, quem confirmou a presença no Festival de Turismo de João pessoa foi o espetacular corredor patagônico - Patagônia Fantástica, isto é, as cidades de Ushuaia, El Calafate e Puerto Madryn. os agentes poderão ver de perto e serem capacitados para essa imensidão branca de neve e muita diversão. O Festival do Turismo será realizado nos dias 21 e 22 de outubro no Centro de Convenções de João Pessoa, e a expectativa é de reunir mais de 3,2 mil profissionais do turismo, principalmente, agentes de viagens de todo o País.


PANROTAS NEXT


Falando nisso, foi divulgada a agenda de palestras do Panrotas Next, evento que irá acontecer durante a 6ª edição do Festival do Turismo de João Pessoa. De acordo com a programação, das 8h30 às 9h, haverá o credenciamento dos participantes, com a abertura das palestras em seguida. O Panrotas Next terá como o primeiro palestrante Bruno Fisbhen, diretor da Agência B2A, que abordará o tema “Mobile e redes sociais: as ferramentas de negócios em ascensão”. Em seguida, às 9h45, o diretor de Marketing e Comunicação da Air France KLM no Brasil, German Carmona, apresentará o case das companhias aéreas sobre “Estratégias de Atendimento e Mídias Sociais”. Ainda na parte da manhã, às 10h10, será discutido com os participantes o tema do Painel: “O turismo do amanhã: o que é preciso para acompanhar mudanças velozes”.


6º FESTIVAL JPA


Faltando pouco mais de 30 dias para acontecer, o Festival JPA começa a divulgar alguns números. Até o momento pelo menos 50 expositores estarão vindo pela primeira vez. Estes novos farão parte da lista que ano passado chegou a 188 stands. A comissão acredita que o numero de expositores deverá sem bem parecido com o do ano anterior, já as caravanas, vindas principalmente do Norte e Nordeste, trarão para a feira um número bem maior de agentes comparando ao ano anterior.


Na lista parcial dos novos expositores, estão: AMB Operadora, AMV Argentina, Best Western Majestic, Cruise América, Emirates, Ethiopian, Expedia TAAP, Galaxia Group Dubai, Goerno de Minas Gerais, Governo da Áustria, Governo da Espanha, HRS Group, Kennedy Space Center, Kissimmee, Loi Suites, Marriot, MMC Repectivos, Nevada, Peru Travel & Adventures, South African Airways, Terra Mágica Florybal, TravelPort, Tryp Pernambuco, Turks & Caicos e Washington.


TURISMO DE INCENTIVO


Bento Gonçalves inova e lança um novo projeto, o Turismo de Incentivo. A ferramenta coloca o município como opção de destino para empresas ou instituições que desejam bonificar com viagens funcionários ou equipes que atingiram metas qualitativas ou quantitativas. A Capital Nacional do Vinho é a primeira cidade brasileira a formalizar um guia de atividades dentro dessa proposta. O guia contendo as sugestões de passeios foi apresentado nesta terça-feira, 13, durante o 10º Fórum Municipal de Turismo, para integrantes do setor do município e região, imprensa e convidados. Agora, o material será apresentado às agências especializadas em Turismo de Incentivo para que essas comercializem o produto turístico Bento Gonçalves.     Estão sendo oferecidos roteiros para três e cinco dias e a programação envolve hotéis, vinícolas, restaurantes, bares, pontos culturais, espaços para aventura, entre outros. 


Para tornar a viagem ainda mais memorável, as sugestões de pacotes envolvem também experiências como oficina de massas/risotos, de cachaças/caipirinhas, churrasco e jantares harmonizados com vinhos, além de passeios de bicicleta em meio a paisagens encantadoras.
Conforme o secretário municipal e Turismo, Gilberto Durante, o Turismo de Incentivo é uma prática benéfica para empresários, funcionários e cidades turísticas. “O investimento na compra dos pacotes é pequeno, se pensarmos no retorno que isso traz. Funcionários mais engajados e determinados, corporações com lucros maiores e o desenvolvimento do turismo para o município são alguns dos benefícios”, observa. O material está disponível para consulta no site www.turismobento.com.br e no http://www.bentoconvention.com.br/pt-br.


BONECOS DE CANELA


Com uma proposta de apresentar e discutir trabalhos com o tema “Diálogos e Processos Criativos”, durante nove dias, Canela contará com atividades e atrações da arte milenar de teatro de bonecos, proporcionando ao público apreciar e respirar cultura. Como forma de ampliar e levar cultura a todos os cantos, o Festival apresentará espetáculos no Oasis Santa Angela (asilo de senhoras) e no Presídio Estadual de Canela promovendo acesso para aqueles que tem dificuldades em frequentar os teatros. Oficinas também fazem parte da programação do evento. Com uma diversidade de técnicas o Festival traz espetáculos do Brasil e do exterior que difundem a arte e utilizam a criatividade a serviço da dramaturgia. Espetáculos inéditos estarão em Canela e outros que marcaram passagem no Festival, como é o caso do espetáculo “O Senhor dos Sonhos” da Cia Truks, de São Paulo, vencedor do prêmio de Melhor Espetáculo do júri popular da edição de 2005 e que fará a apresentação de abertura do evento. Além de vários grupos do Brasil, o Bonecos Canela, nesta edição, contará com grupos da Itália, Peru e Argentina.


MIRANTE DA CHAPADA


Em reunião com a Justiça Federal em Cuiabá no início deste mês foi apresentada mais uma etapa do processo de recuperação do Mirante de Chapada dos Guimarães. Foram discutidos detalhes do projeto elaborado por professores de diversas áreas da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) que prevê recuperação ambiental do local, além da construção de um estacionamento e de uma passarela de visitação, entre outros. A reunião contou com a participação do secretário adjunto de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Luis Carlos Nigro, de representantes da Secretaria de Meio Ambiente, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e UFMT.


“Analisamos os apontamentos do projeto desenvolvido pela equipe técnica da Universidade e fazermos os ajustes finais para darmos celeridade a todo o processo que visa a recuperação do Mirante que é um ponto de atração turística importante para o estado”, explicou Nigro. O projeto segue agora para aprovação da Sema e do ICMBio que devem analisar o conteúdo proposto em até 15 dias. Após essa primeira análise, caso o parecer seja positivo, será dado início ao projeto executivo que deverá ser feito em 90 dias. Com a aprovação do projeto poderá ser aberto o processo licitatório para a empresa que ficará responsável pelas obras.


CONDOR TRAVEL & WISH RESORT FOZ DO IGUAÇU

Carlos Barros diretor da Condor Travel no Brasil, Sammy Niego Presidente & CEO da Condor Travel com Guilherme Paulus

A noite desta quinta-feira (15), foi reservada a um grande encontro de negócios durante coquetel para operadoras turísticas internacionais no Wish Resort Foz do Iguaçu, hotel cinco estrelas da rede GJP Hotels & Resorts na cidade paranaense. O presidente Guilherme Paulus, que está na cidade para participar do 40º Travel Mart Latin America (TMLA), evento para 800 profissionais da indústria turística de 42 países, que se encerra hoje no município, recebeu convidados da Condor Travel, uma das principais operadoras turísticas do mercado latino, para um coquetel que reuniu cerca de 50 parceiros e fornecedores da empresa em todo o mundo, especialmente no mercado latino-americano.




quarta-feira, 31 de agosto de 2016

CRUZEIROS INTERNACIONAIS

CRUZEIROS INTERNACIONAIS



Até parece que é sério, mas é conversa das mais antigas, principalmente quando nossos governantes legislam de costas para o mar. Enquanto a pequena Ilha de Ushuaia, na Terra do Fogo, Patagônia Argentina, recebe mais de 400 cruzeiros durante cada temporada de verão, inclusive os maiores navios do mundo, ocasionando congestionamento no Canal de Beagle, entra em pauta  por aqui a conversa de que o litoral catarinense poderá ser um dos principais pontos de apoio e destino para os milhares de turistas que viajam em navios por toda a América do Sul. Nosso potencial é imenso, todavia falta muita, mas muita infraestrutura além de boa vontade. O que existe mesmo é politicalha.



A inclusão de Porto Belo na rota dos cruzeiros internacionais, por meio da instalação de um posto da Receita Federal no píer da cidade, e a adaptação da Marina Tedesco, em Balneário Camboriú, para funcionar também como um ponto de recebimento de grandes navios de turismo, impulsionaria, sem a menor dúvida, o turismo de cruzeiros no Estado e, consequentemente, no Brasil. O Turismo por aqui pensa tão pequeno que nesta próxima temporada temos apenas seis escalas confirmadas. Estudo realizado em parceria entre a Clia e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta um gasto médio de R$ 438 por turista de cruzeiro em cada escala. Por favor, se desloquem até Ushuaia, onde hoje está repleta de turistas e vejam como funciona o turismo por lá. Vale lembrar que o aeroporto de lá recebem avião de qualquer porte e de todos os cantos do mundo. É considerado um dos 10 melhores do mundo e opera com qualquer tempo.


Clique na imagem para ampliá-la

CRISE NA CVC?



Seria intriga da oposição? Isso ocasionaria uma crise sem precedentes no setor de turismo nacional e intrernacional. Eu não levo fé nessa fonte, velha conhecida do trade. Aroldo Schultz, dono de um grupo de turismo do Sul do País, comentou de forma irônica, pelas redes sociais, nesta terça-feira (30), reportagem sobre a crise instalada na CVC, maior operadora de Turismo da América do Sul, e os franqueados, após a redução do valor das comissões de vendas. Nas redes sociais, o empresário questionou quem iria bancar o financiamento (de pacotes) em 12 vezes que vem sendo comercializado pela CVC, inclusive, cita a redução do câmbio. A pitada de ironia está explícita no comentário de que no turismo, “não existe almoço grátis”.



Em reportagem veiculada pela Folha de São Paulo, havia a informação de que os franqueados estariam frustrados com uma recente redução em suas comissões de vendas e decidiram entrar na Justiça, fechar lojas ou repassar pontos pelo país. Conforme a reportagem, o estopim do conflito veio em 2015, com os primeiros sinais da crise, quando alguns lojistas sentiram a queda na demanda, que elevou a cobrança por parte da matriz. “Desde o ano passado, a CVC vinha tirando destes empresários o status de "máster-franquia", que dá a eles o direito de receber participação de 3% da receita das unidades de franquia que eles forem responsáveis por atrair para a expansão da marca.”, informou o jornal.


Infinity Blue Resort & Spa

TURISMO EM AGENDA EMPRESARIAL 



Já presidente da Embratur Vinicius Lummertz, defendeu no Encontro do Setor de Feiras e Eventos Rio de Janeiro (ESFE-RJ), que o setor de turismo demonstre união e lidere uma forte agenda empresarial e política para aproveitar a visibilidade e sucesso após a Rio 2016. Por meio desta articulação e esforço, Lummertz acredita que será possível consolidar aumento no fluxo turístico internacional, não só para o Rio de Janeiro, mas para todo o Brasil.



O presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull, reforçou a capacidade do Rio em receber volume maior de eventos: “O Rio tem infraestrutura com ótimos hotéis, mas precisamos colocar a cidade na prateleira de vendas do mercado doméstico e internacional”. O diretor da Rio Negócios, André Marini, destacou que a cidade vai fechar o ano com 49% de eventos a mais em comparação a 2015. “E se falarmos dos pequenos eventos são 3050, um crescimento de 160% em relação ao ano passado”, complementou. Compuseram ainda o painel Celio Ashcar Jr (AMPRO/AktuellMix), Celso Santi (Programasom), Kito Mansano (Rock Comunicação), Magda Nassar (Braztoa), Marco Ferraz (Clia-ABREMAR), Michael Nagy (Rio CVB), Toni Sando (UNEDESTINOS) e o secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Nilo Sergio Felix.



GASTRONÔMADE NA VILLA FRANCIONI


A Vinícola Villa Francioni, localizada à 1.260 metros acima do nível do mar, na serra catarinense, servirá de cenário para um banquete em mais uma etapa do Gastronômade Brasil 2016. O evento será realizado a partir das 13 horas, no dia 10 de setembro, em São Joaquim. O destaque fica por conta dos ingredientes da região, que serão harmonizados com os premiados vinhos da Villa Francioni,  vinícola estabelecida na região, há mais de dez anos. O chef escocês Alex Floyd é quem assina novamente o menu, entre os pratos que serão servidos estão o tortelinni de cogumelos, broth de pato e chá lapsang souchong e o filet mignon Forestier com Bunn porcini, polenta cremosa e farofa de pinhão.  De acordo com o organizadores, 90% dos ingressos para  etapa SC já foram vendidos, o que reflete a grande aderência dos catarinenses. Para participar, é preciso comprar ingressos com antecipação pelo site www.gastronomadebrasil.com. As vagas são limitadas. 


A Villa Francioni  é procurada por mais de 40 mil  turistas, que todos os anos conhecem em detalhes o projeto inovador, que tem impulsionado o enoturismo em Santa Catarina. Mesmo jovem,  a  vinícola coleciona prêmios nacionais e o reconhecimento de profissionais do país e até do exterior. A empresa comercializa vinhos em três linhas de produtos: VF, Joaquim e Aparados. São produzidos por ano mais de 160 mil garrafas entre espumantes, brancos, rosés, tintos e vinhos de sobremesa. A empresa familiar é presidida por Daniela Borges de Freitas, que tem ainda dois irmãos como sócios. Daniela Freitas, destaca a consolidação da empresa ao longo dos anos, “O momento é oportuno para enaltecermos a evolução de nossos vinhos após uma década de avanços no exigente mercado nacional. A conquista de vários prêmios comprova o reconhecimento do setor à empresa, que tem foco na excelência.  Será um grande prazer compartilhar este momento, com os participantes novamente nesta etapa do Gastronômade, no terroir da Villa Francioni". 


Criado em 1999, nos Estados Unidos, o evento itinerante cuja proposta é montar um restaurante sem paredes, ao ar livre e em locações inusitadas, como fazendas, jardins urbanos, montanhas, cavernas do mar, ilhas isoladas ou jardins suspensos no meio de metrópoles, com mesas coletivas que abrigam cerca de 100 convidados e um chefe renomado que cria um menu especial para a ocasião.


Segundo os organizadores, o principal objetivo é reconectar as pessoas com a terra e as origens de seus alimentos, por meio do contato direto com os agricultores e produtores locais. Em tempos de alimentos com a procedência duvidosa pipocando pelo mundo, a preocupação em oferecer ingredientes frescos e conscientizar o consumidor sobre o localismo está virando cada vez mais tendência. E se é tendência, o Brasil, claro, não poderia ficar de fora.


FESTIVAL DA TRUTA EM URUBICI


Começa neste próximo dia 03 de setembro Urubici na Serra Catarinense, o Festival da Truta, um festival Gastronômico com diversos pratos deliciosos baseados na Truta. Cabe informar que o Encontro Nacional de Turismo de Pesca foi cancelado pela Univali por falta de inscritos. A Abertura da Temporada de pesca que está a cargo da ABPM – Associação Brasileira de Pesca com Mosca está sendo avaliada em função das condições climáticas previstas para o final de semana. As demais programações Gastronômicas e Culturais a cargo da Pouserra e Pouso na Serra estão mantidas.


AERO TRUTA POUSO NA SERRA

Dentro da programação do 1º Festival da Truta, Pouso na Serra promove o 2º AeroTruta, um evento que mesclara boa gastronomia a base de truta e os ótimos vinhos da Serra Catarinense com a paixão pela aviação. Será no dia 10 de setembro, sábado, no aeródromo SIJN (27º51’48’’ S / 49º34’42’’W), na Rodovia Caminhos da Neve (SC-110), entre Urubici e Bom Retiro. A disposição atividades com preços especiais para toda a família: pesca de truta nos lagos (levar seu equipamento), caminhada, trilha sensorial, bike e passeios a cavalo. Informações operacionais da pista no site www.pousonaserra.com.br. Vagas limitadas. Reservas para o almoço até 07 de setembro pelo e-mail, whats (49) 9919-4926 ou fone (49) 9127-8734. Além do Aerotruta, o Pouso também faz parte do Festival Gastronômico e servirá durante todo o mês de setembro a truta defumada ou grelhada, com coleção de pães artesanais da fazenda, nas mesas do nosso salão rústico ou em forma de piquenique, no horário das 10 às 20 horas, de quinta à domingo. Reservas com pelo menos um dia de antecedência pelo whats (49) 9919-4926.


FLORADA DA MAÇÃ


Fraiburgo está prestes a receber um dos mais belos espetáculos da natureza: a florada da maçã. Quem visitar a cidade, nacionalmente conhecida como Terra da Maçã, durante as últimas semanas de setembro e as primeiras de outubro, provavelmente, será recebido pelos pomares tomados por pequenas florzinhas cor de rosa. Para que o show comece é necessária apenas a colaboração do clima, isso por que para que floresçam de maneira uniforme é preciso que as temperaturas registradas sejam altas. Mas, não há com o que se preocupar, as expectativas são positivas!  Turistas de todo o Brasil já estão de malas prontas para prestigiar a florada da maçã. E o Hotel Renar, referência na região do meio-oeste catarinense, está pronto para recebê-los.


Em outubro durante o mês da florada os pomares cobrem-se de flores. Normalmente é neste que acontece o raleio químico, ação com objetivo de provocar a queda das frutas recém polinizadas. A atividade tem o objetivo de intensificar o crescimento das frutas remanescentes, já que em cada cacho floral ocorrem cinco flores e só podem ficar no final uma ou duas frutas por cacho. 


Em novembro vem a  fase do raleio manual, quando os agricultores retiram manualmente o excesso de frutas dos cachos. Em dezembro as frutas estão em pleno crescimento e os agricultores fazem trabalhos de limpeza de ervas daninhas e a retirada de alguns frutos que ficaram em excesso após o raleio manual. Finalmente em janeiro, fevereiro e março são os meses de colheita da Gala. Em regiões de menor altitude, inicia-se a colheita da Fuji no final de março. Em abril a colheita da Fuji.


PARQUES TEMÁTICOS


A promoção dos parques temáticos e estratégias para integrar os espaços com os destinos escolhidos pelos turistas estrangeiros permanece na pauta de trabalho do Instituto Brasileiro de Turismo). O diretor de Gestão Interna, Tufi Michreff Neto, recebeu o presidente do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), Alain Baldacci, e representantes dos grandes parques brasileiros para traçar plano de ação para a promoção internacional dos espaços temáticos, aquáticos e atrações turísticas de local permanente. De acordo com o assessor de Gestão Estratégica da Embratur, Alexandre Nakagawa, a equipe de promoção turística manterá fórum de discussão entre o Instituto e o Sindepat para acompanhar a evolução do processo e o retorno das ações conjuntas. Participaram da reunião o assessor da Presidência, Marcelo Costa; e o coordenador de Marketing Digital, Marcelo Ribeiro. Também estavam presentes representantes do Beto Carrero, Alex Bonaretti; do Beach Park, Clarisse Linhares e Michelle Magalhães; do Lagoas Termas, Elionai Silva; do Trem do Corcovado, Sávio Neves; do Unipraias, Alfredo Kuhn.


FESTIVAL DE CINEMA

Sonia Braga

A Caracol Chocolates, apoiadora do Festival de Cinema de Gramado, surpreende o público com sua inusitada Kombi, decorada externamente com a cara do inverno gramadense. Durante o evento, o veículo que conta também com um cenário interno lembrando uma sala de estar, com lareira e tudo mais, está aberta para quem quiser fazer fotos.


Fotos divertidas e que registram a passagem pelo Festival de Cinema, se postadas em alguma rede social usando “#caracolchocolates”, dá direito a conhecer o espaço temático Reino do Chocolate, que fica na Avenida das Hortênsias. O Reino do Chocolate apresenta a história, onde os visitantes passam pela máquina do tempo, com efeitos especiais, onde são tele transportados a 1000 a.C, quando iniciou a história do chocolate. Saindo da história, um espaço lúdico da fazenda, com animais e um cacaueiro animatrônico dos desejos, o qual fala um pouco da sua história e no decorrer da mesma, acontecem efeitos especiais.


Em todos os espaços tem a narrativa contando a história e personagens com movimento e diversos efeitos especiais. Faz parte do espaço temático uma mini fábrica e também o espaço Faça seu Chocolate, onde o visitante pode literalmente colocar a “ mão na massa”, escolhendo a forma, colocando o recheio e a cobertura de chocolate ao leite ou branco. Produzido com as próprias mãos, o chocolate personalizado, pode ser retirado em 20 minutos e o cliente ganha também a forma. Os artistas que passam pelo Festival de Cinema 2016 são agraciados com os chocolates artesanais da Caracol. É uma história de amor pelo chocolate!


AIR TAHITI NO FESTURIS



Marta Rossi, diretora do Festival de Turismo de Gramado, me informa que a semana não poderia ter começado melhor. A AIR TAHITI NUI, confirmou participação no Espaço Luxury FESTURIS.



FESTURIS 2016



O sucesso de um grande evento como o FESTURIS Gramado - Feira Internacional de Turismo depende muito do envolvimento das entidades representativas do setor turístico. E neste quesito o FESTURIS, que ocorre de 3 a 6 de novembro, está sendo preparado com a união de entidades que, juntas, oferecem solidez e credibilidade ao evento que neste ano terá a sua 28ª edição. Representantes da Ugart, Sindetur-RS, ABAV-RS, Redetur e Fenagtur, reuniram-se na última semana, na sede do Sindetur-RS em Porto Alegre com a diretora do evento, Marta Rossi, para discutir o formato da parceria de cada uma das entidades para este ano. Mais uma vez o FESTURIS conta com esta chancela importante das entidades no fomento de suas ações.



“O FESTURIS é o melhor evento profissional do turismo brasileiro, participar é obrigação para qualquer profissional que queira ou esteja investindo em sua carreira. Trata-se de um evento formador, reconhecido internacionalmente, que atrai fornecedores do mundo todo vindo para expor e capacitar os profissionais presentes”, analisa o presidente da Redetur, Juarez Barroso.
“Acredito que o Festuris é um grande canal de divulgação e relacionamento entre os empresários e seus produtos e também que já é a segunda maior feira de turismo do Brasil e a primeira em importância para nós, gaúchos”, destacou o presidente do Sindetur-RS, Paulo Artur Queiroz.



A executiva Marta Rossi destaca que, “estamos felizes com a participação das entidades representativas do turismo gaúcho, reunidas em torno do FESTURIS. Estamos ajustando ações que farão da 28ª edição, o grande momento dos negócios para o setor”. As inscrições para o FESTURIS estão abertas e podem ser feitas no site: www.festurisgramado.com.



BELLA DA SEMANA


O novo ensaio do Bella da Semana (www.belladasemana.com.br) é coisa de cinema! As fotos foram feitas em Hollywood Hills, na Califórnia, e mostram uma loira exuberante registrada em momentos bem picantes pelo aclamado fotógrafo de moda, Adam Parsell. De descendência polonesa, Phyona Macy mora nos Estados Unidos e agora mostra o que tem de melhor aos assinantes do site. Ela, que é uma deliciosa mistura cultural, prova que não importa o idioma que você fala – esse é um caso típico do ditado que diz que uma imagem vale mais do que mil palavras.





PARA LER DEMAIS ARTIGOS IMPORTANTES CLIQUE AQUI