sábado, 12 de agosto de 2017

BRASILEIROS AFIRMAM QUE NORDESTE É A REGIÃO QUE MAIS APROVEITA O POTENCIAL TURÍSTICO

BRASILEIROS AFIRMAM QUE NORDESTE É A REGIÃO QUE MAIS APROVEITA O POTENCIAL TURÍSTICO

Barra de São Miguel - Alagoas

Estudo encomendado pelo Ministério do Turismo revela que oito em cada dez brasileiros acreditam que o potencial turístico de nosso País é de médio para muito alto, mas 59,8% entendem que esse potencial não é aproveitado de forma adequada. Novamente, para os entrevistados, o Nordeste desponta como a região que mais aproveita seu potencial (39,6%). Em segundo lugar aparece o Norte e Centro-Oeste (32,7%), seguido do Sudeste (32,3%) e Sul (20,1%).

100% Lazer - João Pessoa

Mesmo assim, 41,9% dos entrevistados acreditam que o turismo no Brasil aumentou nos últimos anos. "O Ministério do Turismo tem realizado uma série de ações para investir na infraestrutura dos destinos nacionais, assim como na qualificação de quem está na linha de frente do atendimento o turismo. Queremos posicionar o Brasil entre os grandes destinos mundiais", afirma Marx Beltrão, ministro do Turismo. Para este jornalista, com base em todos os nossos desgovernos que não dão o devido valor a esta fenomenal indústria, isso levará séculos.


É em João Pessoa - Na Paraíba que acontece o maior festival de turismo do Norte e Nordeste do Brasil, o Festival JPA, que acontece no mês de outubro, e que tem divulgado, sem precedentes, aquele fenomenal região. 

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB

Para divulgar os atrativos brasileiros, o ministério tem realizado uma série de campanhas publicitárias. Em dezembro de 2016, a campanha de Verão foi lançada com o slogan: "O verão chegou. E espera por você no Nordeste". Está prevista para este mês o lançamento da campanha da Região Sul e até o final do ano as demais regiões serão contempladas com peças publicitárias segmentadas.

Infinity Blue Resort & Spa - Balneário Camboriú - SC

A pesquisa foi realizada pelo Instituto FSB Pesquisa. Foram ouvidas pessoas com mais de 16 anos em todas as regiões do país para avaliar a opinião da população brasileira acerca do turismo no Brasil, assim como observar quais são as vantagens e prejuízos, além de identificar oportunidades de promoção do turismo no País.


TRIPLICAR RECEITA ANUAL DO TURISMO


O Brasil tem o maior potencial de turismo entre todos os países do mundo e pode quase triplicar a atual receita anual do setor, estimada nos últimos 12 meses em aproximadamente U$ 7 bilhões. A expectativa é do presidente do Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur), Vinicius Lummertz, anunciada em entrevista ao programa Voz do Brasil. De acordo com o presidente do Instituto, o País poderá alcançar essa receita a partir da aprovação do Projeto de Lei 7425/2017, enviado à Câmara dos Deputados pelo governo. A medida institui a Agência Brasileira de Promoção do Turismo, que tem como objetivo formular, implementar e executar ações de promoção comercial de produtos, serviços e destinos turísticos brasileiros no exterior. Segundo Lummertz, o turismo é responsável atualmente por empregar 10% dos trabalhadores de todo mundo nas 52 áreas que compõem o setor. No Brasil, 8,5 milhões de brasileiros atuam no turismo. 


ESPAÇO FUTURISMO


Por considerar a reflexão e o desenvolvimento do futuro do Turismo no Brasil discussões cada vez mais essenciais para o crescimento do setor, a 45ª ABAV Expo Internacional de Turismo & 48º Encontro Comercial Braztoa terá uma área dedicada à busca de ideias e soluções inovadoras que gerem mais negócios para os agentes e operadores de viagens. Em todos os setores da economia, a busca por medidas criativas é uma tendência e, com certeza, a tecnologia é o motor desse mercado de inovação. A deficiência dessa dinâmica está no processo desses projetos, pois muitas vezes pessoas e grupos criativos desenvolvem ideias eficientes, mas não sabem como levá-las adiante. Foi pensando nesse cenário que ABAV e Braztoa idealizaram o Espaço Futurismo, um novo projeto conjunto, que amplia a parceria das entidades iniciada no ano passado com a realização do Hackathon Viagens.


“É muito comum que ideias geniais não se concretizem por falta de apoio no desenvolvimento do projeto, no quesito financeiro e, na maioria das vezes, pelos empecilhos fiscais e burocráticos encontrados por desenvolvedores e empreendedores. A ABAV Expo decidiu assumir a responsabilidade de auxiliar essas pessoas a transformarem soluções tecnológicas em produtos comerciais e incentivar o ingresso de startups no mercado brasileiro do Turismo”, explica o presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull.


“Desde de que criamos juntos o Hackathon em 2016 temos buscado fomentar projetos inovadores para o nosso setor. Estou muito feliz com o Espaço Futurismo dentro da 45ª ABAV Expo Internacional de Turismo e 48º Encontro Comercial Braztoa, por ser mais um plano que estamos desenvolvendo a quatro mãos, e que entendemos que será um grande case de tecnologia e inovação do Brasil”, completa Magda Nassar, presidente da Braztoa.


PROJETO VISITE BC EM MONTIVIDEO


Uma comitiva com participantes do Projeto Visite BC e Região acaba de retornar de Montevidéu, no Uruguai. A ação, que faz parte da terceira etapa do projeto, contou um evento de relacionamento especialmente com operadores turísticos, além de visitas nas principais agências de viagens locais. A vice-presidente do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, Margot Rosenbrock Libório, explica que a etapa inicialmente tinha foco no workshop Audavi, que acabou sendo cancelado. Como o mercado uruguaio não poderia ficar de fora, a equipe do Convention, juntamente com os parceiros da cota master, formularam outra proposta e as ações foram um sucesso. A representante da Costa Verde & Mar e Presidente da Fundação Municipal de Turismo de Porto Belo, Zene Drodowski, que também participou desta etapa, destaca que as ações foram extremamente positivas, até por serem bem focadas e direcionadas. 


Neste ano o projeto engloba 53 empresas que, junto do poder público, através da Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú e do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, estão divulgando a região em 23 cidades e seis países (Brasil, Argentina, Uruguai, Peru, Colômbia e Paraguai). O projeto propõe nove etapas e 25 ações, já superando a edição anterior. Este é o segundo ano consecutivo que o projeto é organizado pelo BC Convention e a iniciativa dá sequência a uma parceria cada vez mais consolidada entre o poder público e a iniciativa privada. Além da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú, o projeto conta com a participação especial da Região Turística Costa Verde & Mar, da Santur, do Infinity Blue Resort & Spa, do Parque Unipraias, do Parque Beto Carrero World e o apoio do Sebrae e Sindisol. 


FESTA NACIONAL DO PIRÃO


Uma porção de farinha de mandioca, um caldo quente, uma mão habilidosa e logo fica pronta esta iguaria tão comum entre os descendentes de açorianos, comunidade que colonizou o Litoral catarinense e se orgulha em manter firmes as tradições dos antepassados. Chamada de pirão, a mistura é um dos destaques da 21ª Festa Nacional do Pirão. Tudo ocorre em Barra Velha (SC), a Capital Catarinense do Pirão, definida oficialmente por lei em 2016. São 21 anos de tradição em que o prato é a estrela do evento. A gastronomia é o ponto alto da festa. Dez boxes comercializarão o prato típico. A produção e venda é feita por entidades assistenciais da cidade que aproveitam o lucro para incrementar a renda anual. No cardápio, pirão d’água, pirão de carne com linguiça, pirão de peixe e pirão de camarão, só para citar algumas variações. Na abertura (6/9), a programação inicia às 18h. Nos dias seguintes, até domingo, a estrutura estará aberta já às 11h, com atividades gastronômicas, apresentações locais, exposição de artesanato e uma série de atrações até às 4h da madrugada. 


A estrutura que prevê receber entre 120 mil e 130 mil pessoas durante os cinco dias de festa terá ainda uma programação paralela que contempla atividades rurais, como o Rodeio Country 2017, que será realizado na quinta (7/9), na sexta (8/9) e no sábado (9/9), com provas, montaria em touro, palhaços e show pirotécnico. A Festa Nacional do Pirão também terá o Encontro de Trilheiros Pirão na Lama, que se reunirá no domingo (10/9) para disputa de motocross e quadriciclos, na Igreja de São Cristóvão. O reflexo já é percebido na rede hoteleira que já está praticamente toda lotada para o período do evento. 
A Festa Nacional do Pirão é uma realização da Prefeitura de Barra Velha, por meio da Fundação de Turismo, Esporte e Cultura. A organização é da Drial Eventos. A mascote da festa, batizado de Pirãozito, estará presente diariamente no local. Será um dos atrativos para a criançada e motivo certo de fotos entre os adultos.


O SUL É O MEU DESTINO SERÁ LANÇADO NO BETO CARRERO WORLD


A nova campanha nacional de promoção do Ministério do Turismo, “O Sul é Meu Destino”, será lançada no 6º Beto Carrero Meeting, que acontece no dia 25 de agosto no Beto Carrero World, em Penha, Santa Catarina. Este será o tema central de debates e painéis do evento. 


O ministro Marx Beltrão apresentará durante o encontro as ações da pasta para divulgar os atrativos dos três estados da região. A estratégia do Ministério para estimular o turismo doméstico tem sido regionalizar as campanhas para atingir ganhos de imagem focado no produto turístico de cada região do País e retorno a curto prazo, como já foi experimentado nas campanhas do Nordeste e da Amazônia Legal. 


1º RALLY DE REGULARIDADE E INCLUSÃO


Um dos maiores eventos de inclusão social, sucesso em Curitiba, vai acontecer no dia 26 de agosto, em Blumenau. Trata-se do 1º Rally da Inclusão Cidade de Blumenau, organizado pelo Jeep Club em parceria com a Prefeitura de Blumenau. O objetivo, segundo o idealizador do projeto, Ricardo Oribka, é de manter o evento no calendário oficial de eventos da cidade e ampliar o convite para outros municípios catarinenses. Serão 130 pessoas selecionados pelo Programa Paradesporto, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação Sorrir para Down e Programa Pró-Família, público formado por portadores de necessidades especiais e idosos. 


Eles serão os “navegadores”, nome técnico para quem guia o piloto em um rally, e, entre eles, também haverá deficientes visuais, pois haverá apoio de técnicos da Secretaria de Educação com a linguagem de Braille. Todos os participantes estarão sempre com um acompanhante, inclusive, os 30 representantes da Terceira Idade, escolhidos pela Pró-Família. Todos os inscritos estão colaborando com um quilo de alimento não-perecível, que serão doados para uma entidade social.  


POMERLAMM FEST


Comida alemã, música, exposição e competições típicas fazem parte da programação da Pommerlamm Fest, que acontece de 17 a 20 de agosto no Centro de Eventos de Pomerode. A novidade da 8ª edição estará no espaço Zum Lamm Gastronomieplatz, local reservado à degustação de diferentes pratos a base de borrego, criados especialmente para serem apreciados na festa. Em alemão Zum Lamm Gastronomieplatz  significa “Vila da Gastronomia de Borrego“. O Zum Lamm Gastronomieplatz  terá a participação dos restaurantes Wunderwald, Curry Wurst Petiscos, Big Pizza, Big Box do Pastel e Wox Pub. Nesta área gastronômica, todos os restaurantes estarão dispostos em quiosques e oferecerão, pelo menos, um prato inédito feito com borrego como ingrediente principal.


No Wunderwald, o prato especial será o sanduíche de borrego, no Curry Wurst Petiscos, uma costelinha de cordeiro ao molho de hortelã, acompanhado de pão artesanal de chope e opcional de batata frita rústica, fora a batata recheada com picanha de cordeiro. No Big Pizza será servida a tradicional pizza do Big com a novidade da picanha de cordeiro. E as delícias não param por aí. O Big Box do Pastel aposta no caldo de cana com o pastel de borrego e o Wox Pub no hambúrguer de carne de cordeiro com queijo, alface, tomate e molho especial. Além de todas estas delícias, que terão preços a partir de R$ 5,00, os visitantes poderão harmonizar as suas escolhas com as diferentes opções de chope que a Ecobier, a Schornstein e a Opa Bier vão disponibilizar para o evento. 


FERIADO DA INDEPENDÊNCIA NA SERRA GAÚCHA




Noite Gaúcha com shows, gastronomia e vinhos em cenário do longa-metragem “O Filme da Minha Vida”, além de Tour Caminhos de Pedra, com a história viva do imigrante italiano,... tudo isso e muito mais a Serra Gaúcha tem pra te oferecer, isso sem falar na alta gastronomia e uma hotelaria fantástica. Não se esqueça da Maria Fumaça que é uma atração, criada em 1992 pelo Grupo Giordani, que resgata a cultura ferroviária e propõe uma experiência única ao visitante, com música ao vivo dentro dos vagões, com a alegria contagiante dos grupos folclóricos de imigrantes e degustação de espumante Moscatel. A Maria Fumaça recebe mais de 300 mil turistas ao ano e, assim como o Parque Temático Epopeia Italiana, funciona durante todo o ano. 



Hotel Cercano - O melhor endereço na Serra Gaúcha

GRAMADO WINTER




Falando nisso, Gramado é pura ferveção neste inverno. Seguindo a programação top do Gramado Winter Season, assinado por nomes de peso na Villa Sergio Bertti em Gramado. Neste último sábado teve show das guitarras de Fernando Noronha e Solon Fishbone com o que há de melhor no mundo do blues com uma bela carta de whiskies. 



O Benedito Ristobareto 

MUSEU DO VINHO




Contar histórias sobre o vinho não é problema para a Vinícola Peterlongo, memória viva da vitivinicultura brasileira. Centenária, elaborou o primeiro espumante no país em 1913 e, a partir daí, deu início a trajetória da bebida no Brasil. Única a manter de pé seu patrimônio arquitetônico original do início do século passado, ostenta um emblemático Castelo nos padrões da região de Champagne (França), um túnel e uma cave subterrânea em pedras basálticas. Junto a tudo isso, a empresa, que passa por uma grande transformação, abrirá suas portas no dia 4 de outubro diferente. Um novo tour chega para incrementar o enoturismo. E o grande destaque do passeio é um memorial com objetos raros da vinícola e da comunidade.



A visita terá início em uma sala de 600 metros quadrados. Nela, dividirão espaço pipas de madeira de 10 mil litros e objetos de vinificação utilizados pela vinícola no início de suas atividades, além de garrafas e rótulos antigos que montam uma linha do tempo. Painéis exibirão imagens antigas e informações relevantes na construção da história da Peterlongo e do vinho brasileiro. Um Ford 29, de propriedade do ex-presidente da Fenachamp e da CIC de Garibaldi, Pedro Carrer, é uma das peças confirmadas para habitar o museu e que já está nas dependências da vinícola. Ao final do museu, uma escada conduzirá o visitante ao espaço de tanques de aço inox, seguindo para a sala de guarda onde os vinhos amadurecem em bordalesas de carvalho francês. 




Avançando, o turista acompanha o processo de guarda em uma cave onde o vinho já engarrafado repousa até chegar à mesa do consumidor. Antes de chegar ao varejo, ainda tem a passagem pela primeira cave subterrânea do Brasil, que reserva mistérios e a nostalgia de uma época de pioneirismo na elaboração do espumante. Ao fundo, um túnel histórico, que segue a direção do vento Minuano, criando, naturalmente, um ambiente com umidade, luz e temperatura ideais para a elaboração do produto. A Peterlongo traz na bagagem feitos como o de ser a primeira vinícola brasileira a empregar mão de obra feminina, a Peterlongo também foi a primeira empresa da região a pagar salário mínimo aos seus operários na década de 1930, com a instauração das leis trabalhistas. Essas e outras curiosidades estarão presentes no trajeto percorrido pelo visitante.


Um dos melhores destinos de Santa Catarina - Hotel Renar em Fraiburgo, a nossa Terra da Maçã

CICLO VIL BIKE E O OUTUBRO ROSA




No próximo dia 21/10 a equipe de pedal feminina da Ciclo Vil Bike, sempre solidária, fará no próximo dia 21/10 o primeiro DEFI ROSE da Grande Florianópolis. O Défi Rose é um pedal integrado ao movimento mundial do Outubro Rosa, que é uma campanha de conscientização dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.



Essa camisa foi criada para o evento e através da venda da sua venda irão arrecadar fundos para doação ao Centro de Mastectomia do Cepon.



Para os sempre solidários que participam de todos os pedais, além dos simpatizantes da Clico Vil Bike, é só entrar em contato com a Silvana, Embaixadora da Specialized e já reservar a sua camiseta pelo Whats App (48) 9 9615-8595. Todos, absolutamente todos estão convidados, afinal de contas, nós marmanjos, o que seríamos sem elas. PORQUE ROSA NÃO É SÓ UMA COR, É ATITUDE !!



USHUAIA RETORNA AO BRASIL




Onde o turismo está tendo um aumento de 10% nesta temporada de inverno (Ushuaia - Patagônia Fantástica), por conta dos brasileiros que invadiram desde El Calafate até Ushuaia, a cidade mais astral do planeta e cuja temporada só termina em outubro e com muita neve, Ushuaia e a Patagônia Fantástica retornam ao Brasil agora em agosto, começando por Florianópolis no próximo dia 21, para workshops e rodadas de negócios, com o apoio do Consulado Argentino em Santa Catarina, Aerolineas Argentinas e ABAV-SC. Os workshops e rodadas de negócios são dirigidos exclusivamente aos proprietários de agências e operadoras de viagens e para aqueles que tem o poder de decisão nos negócios. Os mesmos encontros acontecerão em Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro, com vistas para a próxima temporada de verão deles.



Cilene del Faro - A casa dos brasileiros em Ushuaia

Estarão aqui no Brasil, a partir de Florianópolis, no dia 21 as super empresas Criollos Turismo  - Rumbo Sur, Prestigio SRL - Conextur - Latitud Ushuaia, Tierra del Fuego & Aventura - Travel Tips Ushuaia além da Super Heliushuaia, do Tremun Hoteles, Cilene del Faro Apart Hotel e Spa, a casa dos brasileiros em ushuaia, Arakur Hotel & Spa - Los Cauquenes Hotel & Spa, Hotel Altos Ushuaia, Hotel Alto Calafate e Lupama, Canal Fun e Nature.



Clique na imagem para ampliá-la

No dia 23 a capacitação acontece no Hotel Bourbon Convention a partir das 08h30hs. No dia 25 Workshop e rodadas de negócios em São Paulo. No dia 28, no Rio de Janeiro. Os eventos serão após o café da manhã, seguido de rodada de negócios, onde os 15 principais receptivos, hotéis e prestadores de serviços de Ushuaia, Calafate, Trelew e Puerto Madryn apresentarão  excelentes oportunidades de negócios. 




Mais informações e reservas via e-mail com Cristiane Cavalli: asuntosinternacionales@turismoushuaia.com - capacitacion.ushuaia@gmail.com.


Esse bolo de fubá do Bolo da Madre é igual ao da minha mãe, inacreditável !

PARA LER DEMAIS ARTIGOS IMPORTANTES CLIQUE AQUI

terça-feira, 8 de agosto de 2017

OBSERVAÇÃO DE BALEIAS EM EMBARCAÇÕES - UM TURISMO PROIBIDO EM SC

OBSERVAÇÃO DE BALEIAS EM EMBARCAÇÕES - UM TURISMO PROIBIDO EM SANTA CATARINA


Enquanto em Santa Catarina discute-se a morte da bezerra e se impede um turismo fundamental para o desenvolvimento da região a manutenção dos empregos de tantos, a observação de baleias em embarcações, os empresários e profissionais de Turismo, cientistas, ativistas dos meios ambientais e cidadãos interessados no desenvolvimento do ecoturismo e conservação dos oceanos, se reuniram no SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE TURISMO DE TURISMO DE OBSERVAÇÃO DE BALEIAS, realizado no Instituto Baleia Jubarte, praia do Forte, Bahia- Brasil. 


Para eles, que estão muito bem porque lá não é proibido esse turismo embarcado: "REAFIRMAM a importância do Turismo de Observação de Baleias como ferramenta de Conservação e Desenvolvimento Social e Econômico para as comunidades costeiras da America Latina, e como apropriação legitimados valores da biodiversidade marinha que deve ser protegida contra usos que podem prejudicar esses valores.


LISTAM os governos da região e os atores da sociedade civil a seguir gerando e fortalecendo instrumentos e ações de cooperação regional, visando maximizar a promoção latino-americana como destino de turismo de baleias e a geração de benefícios a nossas comunidades costeiras e as organizações internacionais relevantes que apoiem esses esforços. REQUERERAM AINDA as autoridades publicas dos diferentes níveis do governo latino-americano que apoiem decididamente o DESENVOLVIMENTO DO TURISMO DE OBSERVAÇÃO DE BALEIAS, investindo nos meios de capacitação, estruturação e difusão da atividade onde se faça necessário. Aqui em em Santa Catarina todos os órgãos são surdos, mudos além de incompetentes, com o apoio da justiça que também não é só cega. 

Praia do Rosa - Imbituba - SC, berçário das Baleias Francas em SC

DEL VINO PRAIA DO ROSA




O primeiro final de semana do Del Vino Praia do Rosa em Imbituba - SC, foi marcado por sol, workshop de Vinhos, happy hour na beira da praia com a lua cheia e harmonizações com os rótulos da vinícola argentina Domaine Bousquet e vinhos catarinenses da vinícola Suzin, de São Joaquim. A abertura aconteceu no E#co Resort Vida Sol e Mar Eco Resort & Beach Village com a presença inclusive do Secretário de Estado do Turismo Leonel Pavan e do Presidente do Conselho Catarinense de Turismo, Rogério Siqueira que também é o CEO o Parque Beto Carrero World. A 4ª edição do festival contou ainda com a presença de catarinenses, gaúchos e paranaenses, cerca de 500 pessoas participaram dos eventos nos restaurantes espalhados pela praia, no sábado, 5 de agosto. 



A programação do Del Vino segue até o dia 13/08, nesta semana com a presença ilustre do enólogo François Hautekeur, da Chandon, do grupo LVMH – Louis Vuitton – Moët Hennessy, o maior conglomerado de luxo do mundo. O francês vai estar na quinta-feira, dia 10 de agosto, em um jantar harmonizado no Bistrô Pedra da Vigia.  Nesta sexta-feira os restaurantes da Praia do Rosa estarão oferecendo almoço e jantar com menu especial do Del Vino. Já no sábado, a programação segue intensa, com um workshop e picnic com a participação também do enólogo da Chandon, François Hautekeur. Ainda no sábado terá um sunset de frente para a Lagoa de Ibiraquera e jantar harmonizado com fondue. 




Del Vino Praia do Rosa, é uma iniciativa da Associação Empresarial de Imbituba-ACIM e tem o apoio do Sebrae-SC, com o objetivo de movimentar o destino na baixa temporada, os empresários locais promovem preços atrativos para o público da região. Para garantir a presença nos eventos, é necessário entrar em contato com os restaurantes participantes.




TECNOLOGIA É FUNDAMENTAL PARA DESENVOLVIMENTO DO TURISMO


 Na abertura do 21º Encontro da Associação de Agentes de Viagem de Ribeirão Preto, que aconteceu nessa última sexta-feira (4), o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz alertou que os profissionais do turismo que trabalham em funções tradicionais devem rever seus conceitos e aproveitar a tecnologia para agregar valor aos seus serviços e produtos. Lummertz foi enfático: "o profissional tem que saber incorporar o que a tecnologia tem a oferecer, e se apresentar ao cliente com um diferencial, sem gerar um custo ainda maior ao cliente. Esse é um grande desafio"


Reafirmou, ainda, a importância das mudanças previstas no Mais Turismo para o crescimento do setor e da economia como um todo. "Não devemos desanimar. Temos que continuar falando em todos os fóruns e convencendo os parlamentares para a necessidade da aprovação do projeto de lei que altera a lei geral do Turismo, o que propõe a possibilidade de abertura do capital das companhias aéreas e a transformação da Embratur em serviço social autônomo, com mais autonomia orçamentária e financeira", emendou Lummertz.


Esse foi o mesmo tema da palestra que fiz na UNIT em Maceió, para os jornalistas e profissionais de turismo, na última sexta-feira. Ou se investe nas novas tecnologias e no profissional que divulga o setor ou estarão fadados literalmente ao fracasso. Nunca o bordão "QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO" foi tão verdadeiro. O primeiro erro do setor hoteleiro é parar de investir em marketing e o segundo e demitir seus funcionários antigos e competentes. Senti isso na pele neste último final de semana. Beleza num empreendimento hoteleiro não é fundamental. Atendimento e calor humano sim. 



VISIT BRASIL É REFORMULADO E JÁ ESTÁ NO AR



Vale informar que o novo portal Visit Brasil (www.visitbrasil.com) já está no ar. O site de promoção turística da Embratur, com foco no visitante estrangeiro, passou por reformulação e traz mais de 900 conteúdos com base em experiências vividas em destinos e atrativos turísticos no País. Além do grande número de textos informativos sobre as cidades e os produtos brasileiros, são mais de 20 dicas de eventos tradicionais que acontecem no País e quase 30 atividades que o turista estrangeiro pode filtrar informações dos locais por segmento, como cultura, ecoturismo, aventura, sol e praia. O portal indica, também, atividades esportivas e de interesses específicos: locais e datas propícias para observação de baleias, destinos especializados em voos livres, entre outros. Para construir esse modelo, a Embratur levantou tendências turísticas nacionais e internacionais, consultou agentes de viagem e secretarias estaduais, além de realizar benchmark com portais de turismo mundiais.


O Benedito Ristobareto 

INTEGRAÇÃO DA COMUNICAÇÃO PARA ATRAIR O TURISTA INTERNACIONAL


Embratur aposta no fortalecimento da imagem como parte do alinhamento estratégico da nova agência.  “Precisamos buscar modelos vitoriosos para trabalhar na relação com o trade, estados e municípios”, afirmou o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, durante abertura do 1º Seminário Embratur de Alinhamento Estratégico. Segundo ele, alguns dos concorrentes do Brasil (Argentina, o México, o Peru e a República Dominicana) têm investido fortemente em estratégias turísticas, com destaque para a comunicação da imagem. Dentre as ações desenvolvidas por esses países estão as campanhas on-line, publicidade dos destinos, atualização de portais, investimento em realidade virtual e lançamento de aplicativos, conforme apresentou estudo recente realizado pela Embratur.



BELLA DA SEMANA


Estreia nesta quarta-feira, 9 de agosto, a segunda parte do ensaio nu da modelo paranaense Brenda Gondacki no Bella da Semana (www.belladasemana.com.br). Ela, que tem apenas 18 anos, 1,70 m de altura e está de volta para atender a pedidos mais que especiais de seguidores e assinantes do site.

Natural de Curitiba, adora levar a vida com otimismo.

CAMPANHA INCENTIVA CHILENOS A CONHECEREM O BRASIL

Praia Mole - Florianópolis - SC

O Instituto Brasileiro de Turismo e a Embaixada do Brasil no Chile, por meio do Comitê Descubra Brasil (CDB), promovem uma campanha que vai aguçar os 5 sentidos do turista e vai despertar o interesse em conhecer e, para quem já esteve, voltar ao Brasil. De agosto a dezembro, as redes sociais e o portal institucional do CDB no Chile serão alimentados com informações de destinos e produtos brasileiros. Cada segmento turístico será contemplado com um sentido diferente: audição, visão, paladar, olfato e tato. De acordo com o diretor da área, Gilson Lira, a atuação do Instituto no mercado chileno é fundamental para continuar atraindo mais visitantes do país, que ocupa a quarta posição no ranking de países que mais visitam o Brasil no mundo e é o terceiro da América do Sul.  Estudo indica que mais de 70% dos turistas do Chile que veem ao Brasil procuram por Lazer, com foco no nicho sol e praia. 


AVIANCA BRASIL & TAP PORTUGAL


A Avianca Brasil e a TAP Portugal, empresas-membro da aliança global Star Alliance, implementaram a primeira etapa de um acordo de compartilhamento de voos (code-share). A princípio, a companhia aérea portuguesa venderá em seus canais passagens para trechos operados pela parceira no Brasil sob o código “TP”, ampliando significativamente sua distribuição no mercado nacional. As vendas valerão para viagens realizadas a partir de 7 de agosto. A malha compartilhada inclui voos em Aracaju, Belo Horizonte (Confins), Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Foz do Iguaçu, Goiânia, Ilhéus, João Pessoa, Juazeiro do Norte, Maceió, Natal, Navegantes, Petrolina, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro (Santos Dumont e Galeão), Salvador e São Paulo (Congonhas e Guarulhos). Ao todo, serão mais de 50 trechos englobados pela parceria. Independentemente do acordo anunciado hoje, membros do Amigo, da Avianca Brasil, e do Victoria, da TAP Portugal, já podem utilizar os pontos e milhas acumulados.


Falando nisso a Avianca Brasil foi eleita a melhor prestadora de serviços na categoria Companhia Aérea da segunda edição da pesquisa “Escolha Estadão PME 2017 – Os melhores fornecedores do Brasil”. O estudo, realizado pelo jornal O Estado de São Paulo em parceria com a HSR Specialist Researchers, listou os fornecedores que possuem o melhor relacionamento com as pequenas e médias empresas, em 25 categorias. “Este reconhecimento nos inspira e nos motiva. Não medimos esforços para prestar ao cliente o melhor atendimento da aviação comercial brasileira. É gratificante sermos eleitos a melhor aérea por empresários de pequenas e médias empresas. Aprimorar cada vez mais nossos serviços é um desafio constante”, destacou Tarcísio Gargioni, vice-presidente da Avianca Brasil.


José Efromovich, fundador da Avianca Brasil, durante coletiva de imprensa - M&E


Após a tão esperada chegada do 1° voo da Avianca Brasil à Santiago, no Chile, nesta segunda-feira (07), autoridades chilenas e executivos da Avianca Brasil se reuniram para uma coletiva de imprensa especial. Nela, o fundador da Avianca Brasil, José Efromovich, além de detalhar toda a evolução nacional e internacional da companhia nos últimos anos, confirmou uma informação que deve animar os turistas brasileiros. “Teremos mais um destino internacional nas Américas até o fim deste ano, além dos voos já para Miami, Santiago e Nova York”, disse. Eu sei mas não posso dizer. Questionado sobre a concorrência das companhias low-costs que estão surgindo no mercado, como é o caso da chilena JetSMART, José Efromovich foi enfático. “A Avianca Brasil tem o melhor produto a oferecer e não cobra nada a mais por isso. E estamos assim desde 2010, quando decidimos por esta linha de produto e estratégia”, disse o fundador, que ainda comentou sobre a Business que é operada tanto para Miami, quanto para Santiago. “Nós no Brasil não temos classe executiva."


BALNEÁRIO SABOROSO

Acqualina Bistrô - Infinity Blue

A 8ª edição do Balneário Saboroso mostra mais do que nunca o potencial do festival gastronômico de Balneário Camboriú e reforça a sua consolidação como um dos maiores e melhores do sul do país. Nesta edição, os 30 restaurantes participantes venderam 14.227 menus, superando a edição de 2016 mesmo com um número menor de participantes. O evento além de fomentar o turismo, também contribui com o setor gastronômico, mobilizando a própria população da cidade e da região a conhecerem os restaurantes.  


O 8º Festival Gastronômico foi uma realização do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau e contou com o patrocínio da Eisenbahn e da Decanter Balneário Camboriú. Além do apoio da Prefeitura Municipal, Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e Fundação Cultural de Balneário Camboriú, Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, Univali, Infinity Blue Resort & Spa,  Hotel Sibara Flat & Convenções, Sebrae e Loft Store. 


DIA DOS PAIS NO INFINITY BLUE


Se você ainda quer dar um presente super especial ao teu pai e ganhando a diária dele, ainda está em tempo restam poucas unidades no Infinity Blue Resort & Spa, melhor resort para famílias, pé na areia, do Sul do Brasil, em Balneário Camboriú - SC


26º CONVENTION SE ENCONTRA

Foto: Marcos chafermg

Os próximos passos de Balneário Camboriú até 2030 serão discutidos pelo trade turístico da cidade na próxima quarta-feira, 9, no Marambaia Cassino Hotel & Convenções, a partir das 19h. O evento, promovido pelo Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, trará o secretário de Planejamento da cidade, Edson Kratz, que irá apresentar as estratégias para o desenvolvimento urbano do município além da próxima década. Interessados em participar do 26° “Convention Se Encontra” devem enviar e-mail para contato@visitebc.com.br confirmando presença. As vagas são limitadas e o evento é gratuito.


FOZ DO IGUAÇU - OBJETIVOS SUSTENTÁVEIS

Foto: Alexandre Marchetti

Uma das principais vitrines do turismo do Brasil para o mundo, Foz do Iguaçu, no Paraná, na fronteira com Paraguai e Argentina, quer ser referência na implantação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). Este ano, a cidade deve receber mais de 2 milhões de turistas, que vêm  para conhecer uma das maravilhas naturais do planeta, as Cataratas formadas pelo rio Iguaçu, e também uma das maravilhas da engenharia, a usina de Itaipu, no rio Paraná. 


Itaipu é líder mundial em geração de energia elétrica, com a marca de 103,1 milhões de megawatts-hora, em 2016. Depois do evento, os participantes percorreram as margens do Rio Boicy, que sofre com a poluição urbana. A discussão chegou na última segunda-feira, 7, a Medianeira. Na terça-feira, 8, Cascavel. A programação da primeira fase dos Seminários Microrregionais sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Oeste do Paraná, terminou nesta quarta-feira, 9. 


MOTOCICLISTAS EM ITAIPU

Foto: Adenésio Zanella/Itaipu Binacional

Com suas motos de trabalho, passeio ou relíquias mantidas com cuidado e orgulho, 600 motociclistas aceleraram suas máquinas pela usina. Organizada pela União dos Motociclistas de Foz do Iguaçu (UMFI), a visita fez parte das comemorações do Dia Nacional do Motociclista, celebrado no dia 27 de julho. O percurso teve início no Gramadão da Vila A. Dali, eles partiram para a usina, com parada no Mirante do Vertedouro e passagem pelas pistas das cotas 144 e 225. Todo o passeio foi acompanhado por equipes da Segurança Empresarial da Itaipu. A organização do evento não cobrou entrada, mas promoveu uma ação solidária, que no total arrecadou mais de 200 quilos de alimentos, doados para a Comunidade Terapêutica Esperança em Cristo.


PETERLONGO É OURO NA FRANÇA





O Peterlongo Presence Espumante Moscatel Branco voltou da França com mais uma Medalha de Ouro. Desta vez foi na 17ª edição do Concurso Muscats du Monde, realizado em Frontignan-la-Peyrade (Maison Voltaire), no Languedoc Roussillon, região da França. A distinção veio entre mais de 230 amostras de 25 países. Para a enóloga Deise Tempass, a conquista é fruto do trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2015. “Estamos focados na qualidade. A expertise da Peterlongo sempre foi com espumantes. Para a vinícola responsável por elaborar o primeiro espumante brasileiro o resultado não poderia ser outro. É nosso compromisso colocar na taça do consumidor um produto de excelência”, comemora. A premiação foi homologada por 55 juízes especialistas internacionais, metade deles franceses. O concurso somente avalia vinhos espumantes produzidos, exclusivamente, a partir de uvas provenientes das variedades Moscatéis.

Hotel Cercano- O melhor endereço na Serra Gaúcha

O BOLO DA MADRE COMEMORA O DIA DOS PAIS


Eles precisam de força, disposição e uma dose extra de carinho para enfrentar as batalhas do dia a dia. Pensando nisso, durante esse mês dos pais, a Bolo da Madre lançou bem aqui em Campinas/Kobrasol - São José - SC, uma super promoção, com receitas que unem os melhores sentimentos e sabores, para que, depois de um dia cheio no trabalho, ele, O PAIZÃO, chegue em casa com aquele sorriso contagiante no rosto. Consulte disponibilidade à pronta entrega por que é sempre uma correria. Eu encomendo sempre um dia antes para pegar exatamente na hora que ele sai do forno.E me perguntam ainda por que eu pedalo "adoidado".